Redação AM POST
A Guarda Municipal da Casa Militar, da Prefeitura de Manaus, iniciou nesta terça-feira, 5/5, a atuar com rondas motorizadas nas áreas do centro histórico que receberam as torneiras públicas para higienização de pessoas em situação de rua no combate ao novo coronavírus. A determinação, do prefeito Arthur Virgílio Neto, é um dos reforços, em parceria com a empresa concessionária de água, para proteger esse patrimônio público, após registros de furtos.
“Combinei com a empresa de água para fazermos essa ação que ajudaria a manter as pessoas higienizadas e, assim, reduzir riscos de contágio da Covid-19. Algo que foi tão bem recebido por tantos, já foi vandalizado. Não entendo o intuito de fazerem isso, quando poderiam usar em benefício próprio. Conclamo quem pode ajudar, como temos recebido ajuda para nosso hospital de campanha. Peço esse ato de amor e compreensão”, disse Arthur, em vídeo nas redes sociais.
A pia da praça da Saudade e uma das torneiras da Praça da Matriz já foram reinstaladas pela empresa Águas de Manaus, ainda na segunda-feira, 4/5, que também vai atuar na proteção dessas estruturas. Uma guarnição de seis agentes da guarda municipal, divididos em três duplas que usam motocicletas, faz o monitoramento itinerante entre os espaços.
“Para nós, fica o sentimento de tristeza por ver que, apenas um dia após serem instaladas, as pias já sofreram vandalismo. É, acima de tudo, falta de empatia pelas pessoas que precisam desse suporte para que tenham meios de se resguardar contra esse vírus que nos ameaça. Mas continuaremos na luta para garantir saúde à toda população manauara” disse a primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, idealizadora do projeto de pias públicas.
A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) notificou e solicitou auxílio, ainda, da Polícia Militar no sentido de reforçar o supervisionamento nas áreas onde os pontos de higienização foram instalados e reforçou o pedido à concessionária, que também se comprometeu a ampliar o monitoramento dessas áreas.
O diretor da Agência Reguladora de Serviços Delegados do Município (Ageman), Fábio Alho, que monitora a instalação e o uso dos equipamentos, explica que, apesar das rondas, a população deve se conscientizar e preservar o patrimônio público. “A Guarda Municipal zela pelo patrimônio público e, junto da Polícia Militar, vamos reforçar essa segurança, mas as pessoas também devem ser protetoras de bens que foram disponibilizados para elas próprias”, disse.
A estimativa é que, até o próximo fim de semana, todas as 14 pias do cronograma sejam instaladas. Em caso de denúncias, a população pode entrar em contato com a empresa de abastecimento de água pelo 0800-092-0195, pelo WhatsApp (92) 98264-0464 ou, ainda, acionar autoridades policiais.
Coronavírus
Arthur Neto pede zelo e determina reforço da Guarda Municipal, após furto de torneiras públicas no Centro de Manaus
As torneiras foram instaladas para higienização de pessoas em situação de rua no combate ao novo coronavírus.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
O AM POST está em todo lugar
Baixe agora mesmo o nosso app
Faça parte da comunidade
-
Praticidade na informação
-
Notícias todos os dias
-
Compartilhe com facilidade

Sobre o TEA
Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.
Winaldario Santos
Últimas notícias
Flamengo inicia Supermundial de Clubes com vitória sobre o Espérance
Com gols de Arrascaeta e Luiz Araújo, Rubro-Negro triunfa por 2 a 0.
há 46 minutos
Senado pode votar aumento do número de deputados nesta quarta-feira (18)
O projeto já foi aprovado na Casa no dia 6 de maio e, caso se torne lei, passará a valer a partir das eleições de 2026.
há 60 minutos
Carlos Bolsonaro pode ser candidato ao Senado; entenda
Vereador há 24 anos no Rio de Janeiro o filho “02” do ex-presidente planeja, pela primeira vez, deixar o Estado berço do bolsonarismo.
há 2 horas
Nikolas Ferreira ironiza férias de Fernando Haddad durante crise do IOF: ‘Fugiu de novo’
O recesso do ministro coincide com a votação de um pedido de urgência para apreciar o projeto de decreto legislativo na Câmara.
há 3 horas
Copa do Brasil: confira datas, horários e onde assistir aos jogos das oitavas de final
A competição está em um período de pausa devido à disputa do Mundial de Clubes da Fifa.
há 4 horas