Pesquisar por em AM POST

Coronavírus

Casos de covid-19 diminuem no Norte e aumentam no Centro-Sul

Dados são do Boletim InfoGripe, da Fiocruz.

  • Agência Brasil

  • 19/02/2024 às 12:00

  • Atualizado em 19/02/2024 às 10:59

  • Leitura em dois minutos

O Boletim InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta sexta-feira (16), revelou mudanças no cenário epidemiológico do país. Após semanas de alerta devido ao aumento de novos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados à covid-19, a Região Norte registrou uma queda no número de casos. Enquanto isso, no Centro-Sul, alguns estados apresentam sinais de crescimento. Os dados referem-se à Semana Epidemiológica (SE) 6, de 4 a 10 de fevereiro, com base nas informações do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até 14 de fevereiro.

Os estados do Norte, que foram os últimos a passar pelo ciclo de aumento de SRAG por covid-19, indicam uma possível interrupção e até uma tendência de queda. No entanto, como a análise abrange a semana pré-carnaval, possíveis internações decorrentes de infecções durante esse período só serão evidenciadas nas próximas semanas.

PUBLICIDADE

“Entre o desenvolvimento dos primeiros sintomas e o surgimento de um quadro grave que requer internação, leva cerca de uma semana ou um pouco mais. Portanto, só nas próximas semanas poderemos observar possíveis internações. Por enquanto, ainda é o efeito pré-carnaval e o início de 2024”, explica Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe.

No Centro-Sul, alguns estados apresentam um início de aumento das internações associadas à covid-19. São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Rio de Janeiro, são os mais afetados. No Sul e Sudeste, também são observadas internações pelo vírus influenza, mas em menor volume do que a covid-19.

Gomes faz uma recomendação aos foliões: “Para quem participou do carnaval ou teve contato com pessoas que aproveitaram a festa, é importante ficar atento a sintomas de resfriado ou gripe. Em caso positivo, é crucial procurar atendimento médico, fazer o teste e se isolar. Mesmo que o teste para covid-19 seja negativo – devido a possíveis falsos negativos – o isolamento é fundamental. Isolamento e uso de máscara são eficazes tanto para covid-19 quanto para influenza. Prevenção é sempre crucial e mais fácil”.

PUBLICIDADE

Nas últimas oito semanas, a incidência e mortalidade de SRAG mantêm o padrão de maior impacto entre crianças pequenas e idosos. A incidência de SRAG por covid-19 continua afetando mais crianças de até 2 anos e idosos com 65 anos ou mais. A mortalidade por SRAG permanece mais elevada nos idosos, com predominância de covid-19.

O AM Post apoia a causa autista
blank

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

- Nay Potarcio

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank