A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Coronavírus

Covid-19: sequenciamento indica maior presença da subvariante BA.2

Dados foram divulgados pela Rede Genômica Fiocruz.

Por Hugo Guimarães

08/04/2022 às 12:43

Agência Brasil

PUBLICIDADE

O sequenciamento de amostras do SARS-CoV-2 no Brasil aponta um aumento da presença da BA.2, que é uma subvariante da Ômicron. Os dados foram divulgados hoje (8) pela Rede Genômica Fiocruz com amostras sequenciadas até 31 de março.

Apesar do indicativo de que a subvariante esteja ganhando espaço no país, como aconteceu nos Estados Unidos e na Europa, os pesquisadores avaliam que são necessários mais dados para que esse processo seja confirmado.

Em fevereiro, a subvariante BA.2 foi identificada em 1,1% dos genomas sequenciados. Já em março, o percentual subiu para 3,4%. Os dados acumulados mostram que as linhagens BA.1 (19.555 genomas) e BA.1.1 (4.290 genomas) ainda respondem pela maior parte das amostras com a variante Ômicron, mas a BA.2 já foi contabilizada em 151 genomas.

Desde que se espalhou e provocou um pico de casos no início deste ano, a Ômicron é a variante dominante no país, substituindo a variante Delta, que foi a mais prevalente ao longo do segundo semestre do ano passado. No estudo de hoje, a Fiocruz acrescenta que a Ômicron levou mais tempo para se tornar dominante na Região Norte, mas agora domina completamente o cenário epidemiológico da covid-19 no Brasil.

A atualização divulgada hoje se deu a partir do sequenciamento de 1.766 genomas no Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e em outras cinco unidades da Fiocruz, nos estados do Amazonas, Ceará, Pernambuco, Paraná e Bahia.

PUBLICIDADE

Entre outras razões, o monitoramento das variantes em circulação no país é importante para identificar novas mutações do vírus e possíveis ganhos de transmissibilidade e escape de anticorpos que elas possam adquirir.

Ontem (7), o Ministério da Saúde informou que o Instituto Butantan encontrou a primeira pessoa no país infectada com a subvariante XE da Ômicron, que combina características das subvariantes BA.1 e BA.2.

Segundo o Instituto Butantan, a taxa de crescimento da XE é 10% superior à da cepa BA.2, mas ainda não há evidências suficientes acerca de mudanças, vantagens e desvantagens da nova variante em aspectos como gravidade, transmissão e eficácia de vacinas já existentes.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Mundo

Terremotos na Venezuela deixam 774 edifícios colapsados e mais de 2,5 mil estruturas danificadas

Governo venezuelano informa que 189 prédios desabaram completamente e cria comissão para avaliar risco de novas estruturas após a tragédia.

há 9 minutos

Amazonas

Festival de Parintins 2026 chega ao fim e boi campeão será conhecido nesta segunda-feira (29)

Caprichoso e Garantido encerraram três noites de espetáculo no Bumbódromo com apresentações marcadas por tradição, inovação e valorização da cultura amazônica.

há 24 minutos

Brasil

Brasil envia quarto voo com ajuda humanitária para reforçar resgates na Venezuela

Aeronave transportou bombeiros, equipamentos e apoio especializado para La Guaira, região mais atingida pelos terremotos que já deixaram 1.450 mortos.

há 34 minutos

Manaus

Carro fica destruído após acidente na Avenida do Turismo em Manaus

Sinistro ocorreu por volta das 2h30 e mobilizou equipes de atendimento na zona Oeste da capital.

há 38 minutos

Manaus

Rio Negro pode registrar uma das maiores secas da história em Manaus, aponta projeção do SGB

Serviço Geológico do Brasil alerta para risco de nova seca severa em 2026, com nível do rio próximo aos registrados nas estiagens históricas de 2023 e 2024.

há 46 minutos