A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Coronavírus

Covid-19: SES-AM e FVS-RCP reforçam orientações para vacinação de grávidas e puérperas

Nota técnica orienta a imunização deste grupo independentemente da existência de doenças pré-existentes.

Por Hugo Guimarães

09/07/2021 às 10:18

Redação AM POST

O Ministério da Saúde (MS) emitiu novas recomendações para a vacinação contra a Covid-19 de gestantes e puérperas. Nota técnica enviada aos estados e municípios na terça-feira (06/07) orientou a imunização deste grupo independentemente da existência de doenças pré-existentes e manteve a exigência de prescrição médica.

PUBLICIDADE

A enfermeira do Programa Nacional de Imunização (PNI) da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Josy Dias, ressaltou a importância da imunização contra Covid-19 de todas as gestantes e puérperas a partir de 18 anos.

“É importante para as grávidas e puérperas essa vacinação porque nesse momento elas têm uma baixa imunidade e têm tido muitos casos de Covid-19 nessa população. É indicação do próprio Ministério da Saúde que elas possam buscar os postos de saúde para fazer a sua vacinação”, destacou.

A vacinação deverá ser realizada com imunizante sem o vetor viral em sua composição, conforme orientação do MS. Obedecendo também o intervalo de 15 dias entre a vacina contra a Covid e a da influenza. As gestantes vacinadas contra o novo coronavírus dentro desse prazo, já podem providenciar a imunização contra a influenza.

“O Ministério da Saúde indica a vacinação de grávidas e puérperas com as vacinas da CoronaVac ou Pfizer e preconiza não só para gestantes, mas para toda a população que tome outras vacinas, por exemplo da influenza, com a diferença de, pelo menos, 15 dias, entre a vacina da Covid e a vacina tomada naquele momento”, disse a enfermeira.

Outras recomendações – A vacinação contra a Covid-19 poderá ser realizada em qualquer trimestre da gestão. Para aplicação da vacina deverá ser exigido prescrição médica.

PUBLICIDADE

“A vacinação das gestantes e puérperas deverá ser condicionada a uma avaliação individualizada, compartilhada entre a gestante e seu médico, do perfil de risco-benefício, com apresentação de prescrição médica”, diz trecho da nota técnica.

As gestantes que já tomaram a primeira dose da vacina AstraZeneca devem aguardar o término do puerpério, período de 45 dias após o parto, para a administração da segunda dose do mesmo imunizante, conforme orientação do MS.

“A gente reforça que a segunda dose deve ser feita com a AstraZeneca porque o benefício da vacina é maior do que o risco. O índice de letalidade no Brasil das grávidas é de 10%, enquanto na população em geral é em torno de 2%. A letalidade é muito alta. Gestantes e puérperas podem procurar os postos de vacinação contra a Covid nas suas cidades que estão aplicando o imunizante para este grupo prioritário”, explicou a chefe do Departamento de Atenção Básica e Ações Estratégicas (Dabe) da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Viviana Almeida, acrescentado que a orientação do PNI é fazer a aplicação em grávidas e puérperas apenas de doses da Pfizer e da CoronaVac.

O Ministério da Saúde reiterou, na quinta-feira (08/07), que não está autorizado no país a combinação de vacinas, intercambialidade, receber a primeira dose de uma vacina seguida da segunda dose de outra.

“Não tem estudo suficiente que respalde esse tipo de conduta. Se tomou a primeira dose de uma vacina, tem que tomar a segunda dose do mesmo fabricante”, enfatizou Almeida

Vacinômetro – Dados parciais do PNI da FVS-RCP, apontam que 14.543 doses foram aplicadas em gestantes e puérperas no Amazonas até a manhã desta sexta-feira (09/07), sendo 13.539 de primeira dose e 1.004 de segunda dose. A informação está disponível no site da FVS-AM por meio do www.fvs.am.gov.br.

* Com informações da assessoria de imprensa

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Amazonas

Amazonas pode registrar mais de 100 mm de chuva; veja as áreas com maior previsão

INMET aponta acumulados expressivos no Amazonas, Roraima, Amapá e Pará nos próximos dias.

há 11 minutos

Brasil

EUA criticam condenação de Eduardo Bolsonaro e classificam decisão do STF como perseguição política

Departamento de Estado norte-americano questiona sentença imposta ao ex-deputado; Supremo aponta tentativa de interferência em julgamento sobre trama golpista

há 19 minutos

Polícia

Viúva revela briga com agiota um dia antes de borracheiro ser executado em Manaus

Fabrício da Silva Brandão foi morto a tiros dentro do estabelecimento onde trabalhava; polícia apura motivação do crime.

há 53 minutos

Esporte

Brasil x Haiti na Copa do Mundo 2026: veja a provável escalação de Ancelotti para buscar a primeira vitória

Seleção Brasileira deve ter mudanças no time titular contra o Haiti após empate na estreia do Mundial.

há 1 hora

Amazonas

Governador Roberto Cidade participa da devolução de 47 motocicletas recuperadas no interior do Amazonas

Veículos foram localizados durante operações da Polícia Civil em quatro municípios do estado

há 1 hora