A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Coronavírus

Decreto provisório de Orçamento assegura aquisição de vacinas

De acordo com a Presidência, crédito para imunização está garantido.

Por Hugo Guimarães

12/02/2021 às 09:15

Agência Brasil

PUBLICIDADE

O presidente Jair Bolsonaro assinou decreto que promove a execução provisória do Orçamento do governo federal, já que o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2021 ainda não foi analisado pelo Congresso Nacional. De acordo com a Presidência, a medida assegura os créditos extraordinários abertos no ano passado para aquisição de vacinas contra a covid-19, entre outros que foram reabertos em 2021.

O decreto de execução foi necessário para que não haja a paralisação da máquina pública. Enviado em agosto de 2020, o PLOA deve ser aprovado e sancionado até março deste ano. Até lá, investimentos e demais gastos discricionários (aqueles que não são obrigatórios) terão um corte de 33%.

Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência explicou que os créditos extraordinários abertos em 2020 e reabertos em 2021 não serão afetados. Entre eles, estão o crédito de R$ 1,6 bilhão destinado a custear o ingresso do Brasil na Covax Facility, aliança da Organização Mundial da Saúde (OMS) para ajudar os países em desenvolvimento a ter acesso a vacinas contra a covid-19, e o crédito extraordinário de R$ 19,9 bilhões para as ações emergenciais de vacinação da população.

De acordo com a Presidência, o decreto está em consonância com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021, que permite a execução orçamentária e financeira de certas despesas caso o Orçamento não tivesse sido publicado até 31 de dezembro de 2020. O decreto do presidente Jair Bolsonaro foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União na noite de ontem (11).

“A medida possibilita, conforme previsão na própria LDO, a execução de despesas insuscetíveis à limitação de empenho, a exemplo de despesas relacionadas à assistência e proteção social, despesas relativas a ações de prevenção a desastres e operações de garantia da lei e da ordem, despesas destinadas às ações e serviços públicos de saúde, despesas de caráter inadiável, entre outras”, diz a nota da Secretaria-Geral.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Amazonas

Festival de Parintins: FVS reforça orientações de saúde para moradores e turistas

Órgão estadual orienta população sobre vacinação, hidratação, alimentação segura e prevenção de doenças durante a festa.

há 29 minutos

Amazonas

TCE aceita denúncia contra Prefeitura de Iranduba e pode suspender pagamentos de contrato sob investigação

MPC aponta possíveis irregularidades e pede medida cautelar para bloquear repasses relacionados ao contrato questionado.

há 31 minutos

Amazonas

Festival de Parintins libera formação de filas  para o Bumbódromo apenas na sexta-feira e proíbe reserva antecipada de espaços

Organização do evento anuncia novas regras para acesso ao Bumbódromo e reforça medidas de segurança para o público.

há 51 minutos

Polícia

Operação Parintins 2026 mobiliza 730 policiais militares para reforçar segurança durante festival

Efetivo reforçará o policiamento ostensivo e preventivo antes, durante e após o Festival de Parintins.

há 1 hora

Política

Bate-boca em Benjamin Constant reacende fama de Eduardo Braga de ser ríspido e pouco tolerante a críticas

Bate-boca durante reunião no Alto Solimões reacendeu debate sobre o comportamento do senador quando é confrontado publicamente.

há 1 hora