A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Coronavírus

Estoques de oxigênio estão em nível crítico em municípios paulistas

Situação atinge 120 municípios.

Por Hugo Guimarães

31/03/2021 às 12:11

Agência Brasil

PUBLICIDADE

O Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo enviou um ofício ao governo do estado alertando para situação crítica no abastecimento de oxigênio em 120 municípios. Segundo o documento, essas cidades podem não ser capazes de atender a demanda crescente pelo insumo dos pacientes com covid-19.

“Conforme levantamento realizado entre os dias 22 e 24 de março por este Conselho, ao menos 120 Municípios do Estado de São Paulo estão em situação considerada crítica no que concerne ao abastecimento de oxigênio gasoso para atendimento emergencial de usuários com suspeita, ou confirmados, de covid-19, enfatiza o ofício.

O levantamento do conselho aponta para a falta de cilindros de oxigênio e concentradores usados para aumentar a quantidade de oxigênio oferecida aos pacientes.

Governo garante abastecimento
O governador João Doria, no entanto, descartou a possibilidade de falta do insumo no estado. “Oxigênio não falta e não faltará em São Paulo. Temos usinas e abastecimento. O que nós precisamos é de cilindros, para que esses cilindros posam chegar até a ponta”, disse em entrevista coletiva na manhã de hoje (31).

PUBLICIDADE

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, o governo estadual tem atuado para garantir o abastecimento de cilindros de oxigênio aos pequenos municípios, que tem tido mais problemas em obter os recipientes. “Foi criada uma força tarefa, há dez dias, para que nós não só tivéssemos o oxigênio disponível para essas pequenas cidades que têm dificuldades para captar os cilindros, mas até por uma questão logística”, ressaltou.

Novas usinas
Na cidade de São Paulo, a prefeitura entregou hoje (31) a primeira de 19 usinas de oxigênio que serão instaladas na capital paulista. A unidade vai funcionar no Hospital Municipal Capela do Socorro, zona sul da cidade.

As outras unidades devem entrar em operação até o final de abril. Juntas elas terão capacidade de produzir 9 mil metros cúbicos de oxigênio por dia, o que equivale a 900 cilindros. O volume é suficiente para abastecer 596 leitos de enfermaria e 211 de unidades de tratamento intensivo (UTI).

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Polícia

Homem agredido com pauladas não resiste aos ferimentos e morre em hospital de Manaus

Vítima sofreu graves ferimentos na cabeça e no tórax após agressão registrada na Avenida Cosme Ferreira.

há 5 minutos

Brasil

Rebeca Andrade conquista ouro no Pan-Americano e celebra retorno com vitória

Brasileira venceu a final do salto com média de 14.266 pontos e ampliou sua coleção de títulos continentais.

há 28 minutos

Polícia

Homem é preso após confessar homicídio e se esconder embaixo de cama em Tefé

Suspeito tentou escapar da abordagem policial, mas foi localizado após denúncias de moradores e conduzido à delegacia.

há 1 hora

Polícia

Homem é preso com 6 quilos de cocaína e R$ 12 mil durante operação em Benjamin Constant

Suspeito foi abordado durante patrulhamento policial e tentou fugir ao perceber a aproximação dos agentes.

há 2 horas

Política

Pré-candidata ao governo, Maria do Carmo volta a ter evento flopado no interior do Amazonas

Evento realizado no interior do Amazonas ocorreu a poucas semanas do início oficial da campanha eleitoral e gerou comentários nas redes sociais.

há 2 horas