Coronavírus

Coronavírus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

FVS-AM investiga 21 casos de Covid-19 que surgiram em comunidade na BR-319

Identificação precoce visa evitar maior contaminação do novo coronavírus.

Por Natan AMPOST

02/07/2021 às 17:30

Redação AM POST

PUBLICIDADE

Uma equipe formada por técnicos da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), da Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (SES-AM) e da Secretaria Municipal de Saúde de Careiro Castanho (Semsa/Careiro Castanho), está na comunidade Igapó-Açu, localizada no quilômetro 200 da BR-319, e a 100 quilômetros de Careiro Castanho (a 88 quilômetros de Manaus), nesta sexta-feira (02/07), para realizar a investigação de 21 casos de Covid-19 diagnosticados na localidade.

De acordo com o diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes, a visita visa identificar novos casos de Covid-19. “Com a identificação desses pacientes de forma precoce, é possível isolar os casos para evitar maior contaminação de Covid-19 na localidade”, afirma o diretor-presidente.

Cristiano acrescenta que as equipes irão realizar a vacinação das pessoas, que eventualmente não receberam a primeira dose de vacina contra a coVid-19.

Investigação
A equipe contou, ainda, com a participação das secretárias municipais de saúde de Careiro Castanho, Eliete Siqueira, e a de Manicoré, Maria Adriana Moreira. A visita em conjunto é importante em razão da área ser limítrofe entre os municípios de Careiro Castanho, Borba e Manicoré.

Foram registrados 21 casos do novo coronavírus na comunidade formada por 68 famílias, conforme a Vigilância em Saúde de Careiro Castanho. As confirmações da doença foram realizadas por meio de exames RT-PCR e teste de antígeno, realizados pela Semsa/Careiro Castanho.

PUBLICIDADE

Segundo a chefe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS/FVS-AM), Liane Souza, dez técnicos da FVS-AM estão realizando a coleta de amostras para realização de novos testes de antígeno e de RT-PCR. “O rastreamento inclui busca ativa do novo coronavírus em familiares e demais contatos dos casos positivos; e agir de acordo com a amplitude do cenário epidemiológico”, detalha Liane.

Referência
A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, que inclui a prevenção de doenças por meio da imunização coordenada, no Amazonas, pelo Programa Nacional de Imunização (PNI/FVS-AM).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-AM (92) 3182-8550 e 3182-8551. Contato telefônico do PNI/FVS-AM são (92) 2129-2500 e 2129-2502.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Brasil

Itamaraty convoca embaixador após Javier Milei chamar Lula de “presidiário” durante convenção do PL

Medida diplomática foi adotada após declarações do presidente argentino contra Lula e o ministro Alexandre de Moraes.

há 32 segundos

Amazonas

Mulher é atingida por cama que caiu de caminhão enquanto caminhava com criança em Parintins; veja o vídeo

Câmeras de segurança registraram o acidente; Polícia Civil investiga a conduta do motorista.

há 28 minutos

Manaus

Carreta com dois tratores derruba poste e interdita avenida na Zona Oeste de Manaus

Um dos equipamentos transportados atingiu a rede elétrica, provocando a queda da estrutura e bloqueando o trânsito no bairro Parque São Pedro.

há 59 minutos

Amazonas

Corpo de menino de 12 anos desaparecido após cair em rio é encontrado em Barreirinha

Rômulo Carneiro de Castro estava desaparecido desde sexta-feira (24); caso segue sob investigação da Polícia Civil.

há 2 horas

Brasil

Pastor passa mal em motel e é socorrido pelo SAMU em Goiânia

Caso aconteceu no Setor São Francisco e chamou atenção nas redes sociais; estado de saúde não foi divulgado.

há 2 horas