Pesquisar por em AM POST

Coronavírus

FVS-AM já realizou 3,6 mil testes de detecção de Covid-19 em escolas de Manaus

Do total de exames realizados, 54 detectaram presença do novo coronavírus

  • Por AM POST

  • 20/07/2021 às 15:31

  • Leitura em três minutos

Redação AM POST

A estratégia de Vigilância Ativa para detecção precoce e isolamento de casos de Covid-19, nas unidades da rede de educação pública e privada de Manaus, já registrou 3.610 exames de detecção do novo coronavírus, do tipo RT-PCR. Do total de testes realizados, 54 detectaram a presença do vírus, o que representa 1,4% das amostras processadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública, da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (Lacen/FVS-RCP).

PUBLICIDADE

Desde o dia 31 de março, a estratégia de Vigilância Ativa ocorre nas escolas, com a realização de exames RT-PCR nas unidades escolares pública (capital e interior do Estado) e particular (membros em geral e testagens específicas para profissionais de educação). Por meio da ação de diagnóstico, a FVS-RCP identifica os casos positivos nas escolas, rastreia os contatos dos casos confirmados identificados, além de qualificar e quantificar os dados de testagem dos profissionais de educação, visando garantir as atividades escolares seguras.

Do total de confirmados com Covid-19 pela ação de testagem, houve a ocorrência de um caso secundário (familiar de integrante da comunidade escolar) nas escolas monitoradas. “Todos os casos notificados são investigados e é feito o rastreamento na unidade de educação, bem como com os respectivos familiares que recebem orientações repassadas, incluindo a necessidade de procurar unidade de saúde”, detalha o diretor-presidente da FVS-RCP, Cristiano Fernandes.

A coordenadora da Vigilância Ativa nas Escolas, enfermeira Evelyn César, acrescenta que todos os testados permaneçam em isolamento domiciliar até que haja a emissão do resultado do exame. “Todos também são orientados sobre a importância de manter as medidas de prevenção não farmacológicas à Covid-19, como distanciamento social, uso de máscara de proteção respiratória e higiene das mãos”, disse Evelyn, acrescentando que as escolas notificadoras permanecem em monitoramento por 20 dias.

PUBLICIDADE

Balanço 
Nas unidades de ensino da rede particular, especificamente na testagem dos profissionais de educação, foram coletadas 3.516 amostras para RT-PCR. Desse total, foram detectados 52 casos positivos para Covid-19, sendo 20 professores e 32 profissionais de outras categorias, como auxiliares administrativos, diretores e auxiliar de manutenção.

Nos demais integrantes da rede de educação privada, foram coletadas 91 amostras nasofaríngeas para o exame de diagnóstico de Covid-19, até o último dia 18 de julho, resultando dois casos positivos para o novo coronavírus, um deles é parente de um caso confirmado, o qual foi detectado após realização de rastreio de contatos como parte da investigação epidemiológica.

PUBLICIDADE

No sistema público de educação, três amostras de RT-PCR foram coletadas em escolas estaduais em Manaus e apresentaram resultado negativo para o novo coronavírus.

Na vigilância de casos nas escolas da rede pública do interior do Estado, foram detectados, pelas secretarias municipais de saúde, 32 casos confirmados de Covid-19: Manacapuru (8 casos), Careiro da Várzea (6 casos), Maués (6 casos), Coari (3 casos), Fonte Boa (2 casos), Humaitá (2 casos) e Parintins (2 casos).

PUBLICIDADE

Todos os casos foram investigados pelas equipes de vigilância em saúde municipais; e identificado que a ocorrência dos casos de Covid-19 não tem relação com o retorno das aulas presenciais.

O AM Post apoia a causa autista
blank

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

- Winaldario Santos

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank