A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Coronavírus

Governo anuncia fim da divulgação diária de dados sobre covid

‘Não há mais motivo para a notificação’, disse Jurandi Frutuoso, secretário executivo do Conass.

Por Hugo Guimarães

20/02/2023 às 08:43

Redação AM POST

PUBLICIDADE

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que suspenderá a divulgação diária de dados sobre a covid-19. De acordo com o Ministério da Saúde, os números da doença serão atualizados apenas semanalmente. A mudança entra em vigor a partir de 3 de março.

A pasta anunciou a alteração nas regras durante a 2ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT). Conforme o ministério, entidades como o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) firmaram o acordo.

“Não há mais motivo para a notificação diária”, disse Jurandi Frutuoso, secretário executivo do Conass. De acordo com o informativo, a alteração na periodicidade tem o objetivo de “otimizar” o trabalho das equipes de vigilância dos municípios, dos Estados e do próprio ministério.

Segundo o ministério, apenas nove Estados atualizam os dados diariamente. Outros 18 Estados não informam casos e óbitos pela doença nos fins de semana. Desses, três reportam as informações uma vez por semana. A pasta não especificou, entretanto, quais unidades da Federação estão desfalcando o banco de informações.

Para fazer o boletim nacional, o ministério depende dos dados fornecidos pelos Estados e pelo Distrito Federal, que abastecem dois sistemas da pasta: o Sivep-Gripe e o eSUS Notifica.

“Os dados informados diariamente não permitem análises epidemiológicas, conforme solicitado pela sociedade e pelos órgãos de controle”, justificou a pasta.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Amazonas

David Almeida cancela ida a Parintins devido a conjuntivite e reprograma agenda política no interior

Pré-candidato ao Governo do Amazonas e ex-prefeito de Manaus teve diagnóstico de conjuntivite irritativa e suspendeu compromissos durante o fim de semana em Parintins.

há 1 hora

Parintins

VÍDEO: David Assayag tem carro guinchado em Parintins e brinca que vai dormir na rua após perder acesso às chaves

Cantor descobriu que o veículo havia sido removido após um show na ilha. Como a chave de casa estava dentro do carro, ele levou a situação com bom humor.

há 2 horas

Esporte

Mata-mata: Brasil encerra preparação para duelo contra o Japão nesta segunda

Seleção de Carlo Ancelotti finalizou os treinamentos em Houston e deve repetir a equipe que venceu a Escócia na última rodada da fase de grupos.

há 2 horas

Polícia

Veja vídeo: Polícia prende quatro suspeitos de ataque à casa de PM em Manaus

Prisões ocorreram nas zonas Leste e Norte da capital. Armas, drogas e veículos utilizados na ação criminosa foram apreendidos durante a operação.

há 2 horas

Parintins

VÍDEO: Isabelle Nogueira é filmada em clima de despedida nos bastidores do Garantido

Cunhã-poranga do Garantido reuniu a equipe antes da última apresentação de 2026, agradeceu pelos anos de parceria e fez um discurso que foi interpretado como um possível adeus à arena do Bumbódromo.

há 2 horas