A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Coronavírus

Grávidas e puérperas começam a ser vacinadas contra a Covid-19 em Manaus

Neste primeiro momento, estão sendo priorizadas as que apresentam algum tipo de comorbidade, que aumente o risco de hospitalização e morte.

Por Natan AMPOST

10/05/2021 às 18:50

Redação AM POST

A Prefeitura de Manaus começou nesta segunda-feira, 10/5, a aplicação da vacina Pfizer para grávidas e puérperas (mães com até 45 dias pós-parto). Neste primeiro momento, estão sendo priorizadas as que apresentam algum tipo de comorbidade, que aumente o risco de hospitalização e morte, caso sejam infectadas pelo novo coronavírus. Para este grupo, a vacinação vai ocorrer em ponto único, o Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na rua Gandu, nº 119, bairro Cidade Nova, zona Norte.

PUBLICIDADE

Para este grupo, o Ministério da Saúde (MS) destinou a Manaus 5,8 mil doses da vacina Pfizer/Biontech e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) aguarda receber, nos próximos dias, mais doses desse imunizante, para ampliar a vacinação no universo estimado de 33 mil grávidas e puérperas da capital com comorbidades.

A secretária titular da Semsa, Shádia Fraxe, acompanhou o início da vacinação desse grupo. “Hoje iniciamos a imunização desse grupo prioritário, com a vacina da Pfizer. Mas como temos uma limitação de doses, o prefeito David Almeida nos orientou a priorizar as grávidas e puérperas, que tenham alguma comorbidade. Nós orientamos que essas mulheres façam o cadastro na plataforma Imuniza Manaus, para facilitar o atendimento”, orientou.

A chefe da Divisão de Imunização da Semsa, enfermeira Isabel Hernandes, explicou que a Semsa optou por ponto único para a vacinação com o imunizante da Pfizer, porque ele requer cuidados especiais e para não haver qualquer possibilidade de troca com outros imunizantes.

“Além disso, às segundas-feiras o horário de vacinação será das 13h às 16h, em razão da necessidade de descongelamento do imunizante para uso, porque o prazo de utilização é de até cinco dias após esse processo. De terça-feira a sábado, o atendimento será dentro do horário estabelecido para a campanha de imunização contra a Covid-19, para todos os pontos de vacinação: das 9h às 16h”, informou.

PUBLICIDADE

Grávida de 37 semanas do primeiro filho, Leylane Guimarães da Costa, 33 anos, é asmática e procurou logo se cadastrar para ser vacinada. “Quando eu vi nas redes sociais da Semsa, agendei logo e hoje já vim tomar a vacina. Foi ótimo, bem rápido o atendimento. Já tomei a primeira dose”, contou.

A dentista Adriana Macedo, grávida de seis meses, é hipertensa. “É uma alegria. Gratidão poder ser vacinada e ficar um pouco menos preocupada até o final da gravidez, sem tantos riscos que essa doença pode trazer. Agora é esperar a segunda dose e a chegada do bebê. Mas mesmo com a vacina, vou continuar mantendo os cuidados de usar máscara e álcool em gel e, sempre que puder, manter o distanciamento”, afirmou.

Ana Paula da Silva Passos, 43 anos, é hipertensa e teve o bebê prematuramente, aos seis meses de gestação. “Meu Gabriel está há um mês na UTI Neonatal, ganhando peso. São duas bênçãos: meu bebê ter sobrevivido e eu ter sido vacinada. É uma glória”, comemorou.

Estimativas da Semsa apontam que, em Manaus, deve existir mais de 33 mil grávidas e mulheres com filhos de até 45 dias de vida. Desse total, pouco mais de quatro mil são gestantes de alto risco com complicações de forma grave.

Para receber a vacina, é necessário que a gestante ou a puérpera apresente no posto, além do documento de identificação com foto (original) e CPF, a caderneta de acompanhamento da gestante ou laudo médico que ateste a gravidez. No caso das puérperas é preciso levar a declaração de nascimento ou certidão de nascimento da criança.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Manaus

Carreta é flagrada em alta velocidade e manobras perigosas na Ponta Negra, em Manaus

Carreta é flagrada em alta velocidade e manobras perigosas na Ponta Negra, em Manaus.

há 19 segundos

Amazonas

Incêndio de grandes proporções destrói casa em Tefé; moradores registram cena de desespero

Fogo consumiu completamente residência no bairro Abial; não houve feridos, mas imóvel foi perdido.

há 11 minutos

Política

Omar Aziz aparece entre últimos colocados em ranking nacional de desempenho parlamentar entre senadores

Levantamento do Ranking dos Políticos avalia atuação de senadores com base em critérios de presença, economia de recursos e votações.

há 37 minutos

Esporte

Brasil precisa de empate contra a Escócia para avançar na Copa do Mundo 2026

Seleção lidera o Grupo C após vitória por 3 a 0 e depende apenas de um empate na última rodada para garantir vaga no mata-mata.

há 1 hora

Brasil

Câmara pausa atividades por Copa e São João; governo ganha tempo para barrar pautas bilionárias

Sem sessões nesta semana, deputados permanecem em suas bases eleitorais e deixam decisões importantes para o fim de junho.

há 2 horas