Coronavírus

Coronavírus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mais um caso da variante Delta é confirmado no Amazonas

A FVS-RCP está reforçando estratégias para evitar a disseminação da variante no Estado.

Por Natan AMPOST

27/09/2021 às 17:37 - Atualizado em 28/09/2021 às 13:28

Redação AM POST

PUBLICIDADE

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, divulga, nesta segunda-feira (27/09), mais um caso de Covid-19 pela variante Delta (B.1.617) no Estado. No total, o Amazonas registra 23 casos notificados da linhagem. O sequenciamento genético da variante é realizado pelo Instituto Leônidas e Maria Deane – Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Amazônia).

A variante foi identificada em uma mulher, de 23 anos, residente em Manaus, procedente da Sérvia e Monte Negro. A notificação foi emitida ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) do Ministério da Saúde, pelo CIEVS/FVS-RCP.

Segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a instituição está reforçando estratégias para evitar a disseminação da variante no Estado. “Entre as ações de combate ao novo coronavírus, estamos fortalecendo as testagens para detecção de Covid-19 nos postos de entrada do Amazonas; e intensificando a campanha de vacinação da doença para ampliar a cobertura vacinal nos municípios do Estado”, explica Tatyana.

De acordo com a coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da FVS-RCP (CIEVS/FVS-RCP), Liane Souza, a paciente está sendo acompanhada. “Os sintomas iniciais foram apresentados no dia 29 de agosto; e o exame de RT-PCR foi realizado no dia 1º de setembro. A paciente recebeu as duas doses da vacina contra a Covid-19, ainda no primeiro semestre, e manteve-se em isolamento durante o período de transmissão”, informa Liane.

Sequenciamento – A identificação dos casos de Covid-19 pela variante Delta ocorre após análise de amostras nasofaríngeas, diagnosticadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/FVS-RCP) e sequenciadas pelo Instituto Leônidas e Maria Deane – Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Amazônia).

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-RCP (92) 3182-8550 e 3182-8551.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Brasil

Fachin reage a Milei e diz que ataque a Moraes foi desrespeitoso e incompatível com a civilidade

Presidente do STF divulgou nota em defesa de Alexandre de Moraes após o presidente da Argentina chamá-lo de “lixo careca”.

há 13 minutos

Eleições 2026

Repórter denuncia agressão em convenção de Omar e Braga após tentar questionar Adail Filho sobre prisão do pai 

Denúncia aponta que integrantes da equipe do deputado federal teriam agredido um jovem e danificado seu celular após tentar entrevista.

há 1 hora

Eleições 2026

Sérgio Kruke expõe a omissão de Plínio Valério que prejudicou Bolsonaro em 2022: “Político que não toma posição não merece nosso apoio”

Aliado do bolsonarismo resgatou entrevista de 2021 e acusou o senador amazonense de ter adotado uma postura que prejudicou Jair Bolsonaro.

há 2 horas

Brasil

Carla Zambelli volta às redes sociais e anuncia apoio à candidatura da mãe nas eleições

Ex-deputada, que está em liberdade na Itália após decisão da Justiça, afirmou que usará suas redes durante a campanha.

há 2 horas

Manaus

Sob liderança de Cileide Moussallem, Virada Feminina do Amazonas reúne mais de mil mulheres em Manaus

Evento marcou o início das atividades do segundo semestre de 2026 com palestras, momentos de fé, acolhimento e ações de apoio às mulheres.

há 2 horas