Coronavírus

Coronavírus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Médica Ludhmila Hajjar é coautora de estudo com superdose de cloroquina que terminou com 11 mortes em Manaus

Nome da médica aparece em pesquisa que utilizou doses do medicamento até quatro vezes acima do recomendado.

Por Natan AMPOST

16/03/2021 às 20:47 - Atualizado em 27/06/2024 às 15:54

Redação AM POST*

PUBLICIDADE

A médica Ludhmila Abrahão Hajjar, que era cotada para substituir o ministro Eduardo Pazuello, na Saúde, é uma das responsáveis por estudo com alta dose de cloroquina que terminou com a morte de 11 pessoas em Manaus. Apesar de a bula do remédio indicar que a quantidade máxima indicada para seres humanos seria de 25 mg por quilo do paciente em 24 horas, não podendo ultrapassar 600 mg por dia e nem mais de 1.500 mg em três dias, a pesquisa utilizou 1.200 mg por dia em dez dias – 12g do remédio, em 81 pacientes hospitalizados – não na fase inicial da doença.

De acordo com o médico infectologista Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda, responsável pelo estudo realizado no Hospital Delphina Aziz, a dose prevista na bula era para malária, não para Covid, e que era “preciso mostrar que isso seria inseguro para o Covid”.

Publicada em uma plataforma chamada medRxiv, onde são inseridos artigos que não chegaram a passar pelo crivo de uma revista científica, o estudo foi feito com 81 pacientes do centro de atendimento para pacientes com coronavírus em Manaus.

Veja o estudo na íntegra: CLIQUE AQUI

PUBLICIDADE

Um levantamento preliminar do Ministério Público Federal (MPF) no Rio Grande do Sul apontou que Marcus Vinícius teria usado uma dose de cloroquina quase três vezes maior que a dose considerada segura, em pacientes graves, ou seja, com menor capacidade de metabolizar a substância. Os 27 pesquisadores que assinam a pesquisa – inclusive Ludhmila Abrahão Hajjar também foram citados.

Após ter nome cotado para assumir a pasta, Ludhmila disse que não é favorável ao tratamento com cloroquina. O nome dela era defendido por ministros do Supremo Tribunal Federal, como Gilmar Mendes, por políticos do DEM, como o governador de Goiás Ronaldo Caiado, e pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

*Com informações da Gazeta do Povo e Pleno.News

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Brasil x EUA

Trump prepara retaliação pesada contra o Brasil após Itamaraty barrar diplomatas dos EUA

Segundo fontes, governo norte-americano avalia medidas de resposta após o Brasil impedir a entrada de dois funcionários do Departamento de Estado.

há 6 minutos

Brasil

O Globo repercute crescimento do patrimônio declarado por Eduardo Braga nas Eleições 2026

Coluna de Ancelmo Gois destaca que senador do MDB declarou R$ 60 milhões em bens ao TSE, valor superior ao informado na última eleição.

há 42 minutos

Prisão efetuada

Suspeito de matar homem a pauladas em Manacapuru é preso após seis meses escondido em Caapiranga

Homem de 38 anos era procurado por um homicídio ocorrido em 2024 e foi localizado durante investigação sobre furtos no interior do Amazonas.

há 1 hora

Terremoto no Japão

VÍDEO: Terremoto de magnitude 7,1 atinge o Japão, derruba prédios e deixa dezenas de feridos

VÍDEO: Terremoto de magnitude 7,1 atinge o Japão, derruba prédios e deixa dezenas de feridos

há 1 hora

Brasil

Brasil aciona OMC contra tarifas impostas pelos Estados Unidos

Governo brasileiro afirma que medidas adotadas pelos Estados Unidos violam regras do comércio internacional e inicia disputa na Organização Mundial do Comércio.

há 2 horas