A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Coronavírus

Pesquisadores da Unicamp criam modelo para prever mutações da covid-19

Eles simularam o surgimento de novas variantes.

Por Natan AMPOST

17/08/2021 às 20:28 - Atualizado em 17/08/2021 às 20:29

Agência Brasil

Quanto mais o novo coronavírus circula, maior a chance de ocorrer uma mutação genética e o aparecimento de novas variantes que podem prolongar e agravar a pandemia de covid-19. Um estudo de pesquisadores do Instituto de Física da Universidade de Campinas (Unicamp) simula o processo de replicação do vírus para compreender suas variações.

PUBLICIDADE

Os resultados do estudo conduzido por Vitor Marquioni e Marcus Aguiar foram publicados na revista científica Plos One.

No artigo, os autores ressaltam a importância da vacinação como estratégia para diminuir o surgimento de novas cepas. Segundo eles, as populações que não estão sendo vacinadas e os grupos sociais que se recusam a receber a vacina favorecem o aparecimento de variantes. Os autores fazem ainda um alerta: se o problema não for resolvido urgentemente, a pandemia pode ter um novo pico em escala global.

O trabalho foi financiado com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Modelo
O modelo desenvolvido pelos físicos é baseado em quatro variáveis: as pessoas classificadas como suscetíveis, que podem ser infectadas pelo vírus; as expostas, que estão infectadas mas não infectam outras; as infectadas que podem transmitir a doença para outras; e as recuperadas que não podem mais ser infectadas. O método, conhecido na epidemiologia pela sigla em inglês SEIR, é uma simplificação do cenário para que as possibilidades de mutação e surgimento de variantes do coronavírus possam ser medidas.

PUBLICIDADE

Além disso, uma parte do modelo tenta acompanhar as possibilidades de variação da cadeia de RNA, material genético do vírus.

“Nós comparamos os nossos resultados com a inferida evolução genética da SARS-CoV-2 no começo da epidemia na China e encontramos uma boa compatibilidade com a solução analítica do nosso modelo”, destacam os pesquisadores no artigo.

Reinfecções
Os cientistas lembram no trabalho que o surgimento de novas cepas a partir das mutações do vírus está ligado aos casos de pessoas que são infectadas mais de uma vez. “Entender os mecanismos de mutação e variabilidade dos vírus é da maior importância para antecipar desafios futuros, como o surgimento de outras cepas infecciosas ou a perda de imunidade”, ressalta o artigo.

Foram analisadas as mudanças genéticas dos vírus no andamento da pandemia em localidades diferentes. Assim, o modelo mostrou que quando há pouca conexão entre regiões, a diferença genética entre os vírus presentes nessas áreas tende a ser maior. Desse modo, “é esperado um aumento no risco de reinfecção nos contatos entre viajantes em territórios distantes”, enfatizam os autores nas conclusões do estudo.

O que mostra, de acordo com os pesquisadores, que a pandemia, com espalhamento da doença por diversas partes do mundo, aumenta muito as chances de variantes que sejam capazes de infectar mais de uma vez a mesma pessoa do que em uma simples epidemia, localizada em um determinado território.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Amazonas

MPAM renova parceria com CDL Manaus para ampliar acesso a dados do SPC em investigações contra o crime organizado

Acordo entre Ministério Público e CDL Manaus garante mais um ano de acesso ao sistema SPCJud para apoio a investigações e atividades institucionais.

há 11 minutos

Amazonas

Prefeito de Borba amplia contrato de táxi aéreo e libera mais R$ 1,24 milhão em gastos com viagens

Aditivo contratual aumenta valor do acordo com empresa de fretamento de aeronaves e prorroga serviço por mais quatro meses no município.

há 13 minutos

Esporte

Brasil x Haiti: saiba horário, onde assistir e o que está em jogo para a Seleção na Copa do Mundo 2026

Equipe comandada por Carlo Ancelotti entra em campo pela segunda rodada da fase de grupos buscando encaminhar a classificação para o mata-mata.

há 19 minutos

Pará

Animador infantil morre após cair de carreta em movimento e ser atropelado no Pará

Jovem de 21 anos trabalhava em passeio urbano quando sofreu o acidente; caso é investigado pela Polícia Civil.

há 24 minutos

Esporte

Suíça goleia a Bósnia com brilho de Johan Manzambi e fica perto da classificação na Copa do Mundo

Atacante que saiu do banco marcou dois gols no segundo tempo e comandou a vitória suíça por 4 a 1 em Los Angeles.

há 35 minutos