Coronavírus

Saiba onde se vacinar contra a covid-19 em Manaus

A capital tem 94% da população vacinada com a 1ª dose e 82% com a 2ª dose. Agora, é necessário concluir a dose de reforço.


Redação AM POST

Com postos espalhados por Manaus, a vacinação contra covid-19 continua para pessoas com 12 anos ou mais. Além disso, neste domingo (16/1), começou a aplicação das doses em crianças de 5 a 11 anos com deficiências ou comorbidades na capital.

Continua depois da Publicidade

Durante abertura da nova fase da campanha de vacinação contra a Covid-19, o prefeito de Manaus, David Almeida, destacou a importância da população completar o seu ciclo vacinal com a dose de reforço, para minimizar os sintomas causados pela Ômicron, nova variante do vírus.

“É mais um momento importante no combate à Covid-19. Vale a pena ressaltar que Manaus tem uma das maiores coberturas vacinais do mundo. Temos 94% da população vacinada com a primeira dose e 82% com a segunda dose. Agora, precisamos concluir com a dose de reforço. Estamos avançando e ampliamos a vacinação para as crianças de 5 a 11 anos. Nossa primeira criança é a Ângela, de forma simbólica. Neste local aqui, vai funcionar um ponto de vacinação. Teremos outros três pela cidade para iniciar a imunização dos nossos pequenos e, assim, seguir forte no combate à doença que assola o nosso planeta”, afirmou Almeida.

Quem deve se vacinar?
1ª DOSE
Crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente e/ou comorbidade acompanhadas de um dos pais ou de outro responsável maior de idade.

Continua depois da Publicidade

Quem tem mais de 12 anos que ainda não iniciou o esquema vacinal. É obrigatório que o menor de idade
esteja acompanhado por um responsável maior de 18 anos.

2ª DOSE
Quem já tomou a 1ª dose da vacina e já se encontra no prazo da 2ª dose. Astrazeneca (28 dias), Coronovac (28 dias),Pfizer (21 dias), Janssen (2 meses).

Continua depois da Publicidade

3ª DOSE
Pessoas a partir de 18 anos que tomaram a 2ª dose há 4 meses ou mais. Pessoas a partir de 60 anos que tomaram a 2ª dose há 3 meses ou mais.

Profissionais da saúde de todas as idades, que receberam a 2ª dose há 5 meses ou mais. Imunossuprimidos de todas as idades que tomaram a 2ª dose há 28 dias ou mais.

Continua depois da Publicidade

4ª DOSE
Imunossuprimidos que tomaram a 3ª dose há 4 meses ou mais.

Documentos necessários
5 A 11 anos
CRIANCAS COM DEFICIÊNCIA PERMANENTE OU COMORBIDADES
Certidão de nascimento ou documento de identificação original com foto ou certidão de nascimento, cartão nacional do SUS ou CPF, caderneta de vacinação, laudo que comprove a comorbidade.

PCDs não precisam apresentar laudo.

1ª DOSE 12 A 17 ANOS
Documentos de identificação original com foto ou Certidão de Nascimento, CPF ou Cartão Nacional do SUS.

18 ANOS OU MAIS
Documento de Identificação original com foto, CPF, (para a 2ª dose, levar a carteira de vacinação).

2ª DOSE 12 A 17 ANOS
Documento de identificação original com foto ou Certidão de Nascimento, CPF ou Cartão Nacional do SUS, Carteira de Vacinação.

2ª E 3ª DOSE – 18 ANOS OU MAIS
Documento de Identificação original com foto, CPF e Carteira de vacinação.

3ª E 4ª DOSE – IMUNOSSUPRIMIDOS
Documento de Identificação original com foto, CPF, Carteira de vacinação, Laudo médico ou outro documento que comprove a condição (original ou cópia).

Confira locais de vacinação: