A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Cultura

Carnaboi 2024 é sucesso de público na primeira noite no Studio 5

A festa, que soma mais de duas décadas, ganha formato diferenciado e agrada o público que lotou o centro de convenções.

Por Hugo Guimarães

10/02/2024 às 18:22 - Atualizado em 10/02/2024 às 18:23

Foto: Rodrigo Santos/Secom

Notícias de Manaus – O sucesso da primeira noite do Carnaboi 2024 se confirmou com a presença do público. Mais de 12 mil pessoas prestigiaram a noite de estreia da festa, nesta sexta-feira (9), no Centro de Convenções Studio 5, Distrito Industrial. Nas redes sociais o sucesso não foi diferente. O Carnaboi ocupou o terceiro lugar nos trending topics, entre os assuntos mais comentados no Twitter, durante a realização.

Nesta edição, além do novo local, o Carnaboi está sendo realizado em pleno período carnavalesco, no fim de semana após os desfiles das escolas de samba de Manaus, no Sambódromo, dando continuidade às ações que compõem o Carnaval na Floresta.

PUBLICIDADE

Promovido há mais de duas décadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a festa popular marca o início do calendário de eventos bovinos no estado, até a chegada do Festival Folclórico de Parintins, no mês de junho.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, afirma que o Carnaboi é uma festa democrática, onde as torcidas dos bois ocupam o mesmo espaço. “O importante aqui é a gente aproveitar, esquentar e se preparar para disputa na arena, que é onde realmente ela acontece”, disse o secretário. “Parabéns ao público que se faz presente, parabéns aos bumbás Garantido e Caprichoso. Certamente estamos gerando uma belíssima expectativa para esse ano. Já fizemos o maior festival folclórico de todos os tempos, então avalie o que vem neste ano. Será maior ainda, e com a presença de todos vocês”, concluiu Apolo.

A Rainha do Folclore do Boi Caprichoso, Cleise Simas, que já participou de edições do Carnaboi no município de Parintins, estreia no palco da festa realizada em Manaus. “É a primeira vez do Carnaboi aqui no Studio 5 e a primeira vez também que estou participando desse evento, que eu só assistia na televisão, porque eu sou de Parintins. Estou muito feliz em fazer um grande espetáculo para nossa nação”, comenta Cleise.

Entre muitos artistas e itens oficiais, o tripa do Boi Garantido, Batista Silva, é um dos veteranos do Carnaboi. Com propriedade de quem conhece, ele aprovou o novo formato da festa. “A estrutura ficou 100%. Tem estacionamento, aqui pode chover, a galera não se molha, pode vir arrumado, com seu endereço, que não tem problema de danificar. O governo acertou mais uma vez nesse Carnaboi”, afirma.

Espetáculo bovino
Na primeira noite de Carnaboi foram mais de sete horas de atrações musicais. Artistas e cantores que carregam uma legião de fãs. “Nós somos a tradição, o patrimônio cultural do Estado, nada mais que justo, os nossos bois de Manaus, Corre Campo, Garanhão e Brilhante participarmos desta grande festa”, disse Vanessa Costa, Sinhazinha do Boi Bumbá Corre Campo.

PUBLICIDADE

No decorrer da noite, duas horas foram reservadas a um grande espetáculo de tirar o fôlego, com um elenco de 400 profissionais, incluindo artistas e os itens oficiais dos bois Caprichoso e Garantido. A direção artística é de Márcio Braz e Rivaldo Pereira. No roteiro, apresentações individuais de cada boi, prevalecendo a essência da rivalidade entre eles e, em outros momentos, os dois dividindo o mesmo palco. Toadas antigas foram lembradas e as mais recentes para preparar a torcida deste ano. Entradas de itens inesperadas, efeitos no palco e até um balé aéreo surpreendeu.

No público, as preferências pelos bois foram respeitadas, porque o que vale mesmo é dançar o ritmo que contagia, o dois pra lá e dois pra cá. “Todos os anos estou participando e é emocionante, como se fosse a primeira vez”, comemora Gilmara Burga, dançando ao lado da amiga azulada.

A segunda noite e última noite do Carnaboi acontece neste sábado (10/02), a partir das 19h, no Studio 5, com entrada gratuita.

Acompanhe a programação:

DIA 10 DE FEVEREIRO – SÁBADO
19h – 19h40 – GRUPO A TOADA & ROBSON JR
19h45 – 20h25 – PAULINHO VIANA & MÁRCIO DO BOI
20h30 – 21h10 – PA CHAVES & CARLOS BATATA
21h25 – 22h45 – SHOW ARTISTAS E ITENS OFICIAIS DOS BOIS BUMBÁS
22h55 – 23h35 – FABIANO NEVES & KLINGER JR.
23h40 – 00:20h – ISRAEL PAULAIN & LEONARDO CASTELO
00h25 – 01h05 – PRINCE DO CAPRICHOSO & EDMUNDO ORAN
01h10 – 01h40 – DAVID ASSAYAG
01h40 – 02h25 – CANTO DA MATA & JUNIOR PAULAIN

*Com informações da assessoria

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Manaus

Festival Folclórico do Amazonas começa nesta sexta-feira com investimento recorde e programação gratuita

Evento realizado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia contará com apresentações folclóricas, apoio financeiro recorde às agremiações e esquema especial de segurança e saúde.

há 7 horas

Manaus

Cesta básica sobe em Manaus e fica quase R$ 13 mais cara em junho

Pesquisa do Procon Manaus aponta aumento impulsionado pelo setor hortifrúti e revela grande variação de preços entre supermercados da capital.

há 7 horas

Política

Salazar arrega e não aparece em debate ao vivo com Coronel Claudenir: “bandido”

Debate entre os dois aconteceria ao vivo nesta quarta-feira nas redes sociais, mas vereador não participou da transmissão.

há 8 horas

Amazonas

Enem 2026 entra na reta final: estudantes da rede pública devem confirmar inscrição até sexta-feira

Alunos da 3ª série do Ensino Médio foram inscritos automaticamente.

há 8 horas

Brasil

Após críticas, Alcione revela motivo de falhas durante Hino Nacional no Maracanã

Artista afirma que falhas na execução do Hino Nacional ocorreram por problemas técnicos que impediram ela e Belo de ouvirem o retorno de áudio.

há 8 horas