Cultura

Cultura


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Teatro Amazonas celebra ‘Abril Azul’ com concerto especial para público com Transtorno do Espectro Autista

A noite contou com apresentação especial da Orquestra de Câmara do Amazonas para atender o público atípico.

Por Hugo Guimarães

25/04/2024 às 21:46 - Atualizado em 26/04/2024 às 09:28

 

Teatro Amazonas celebra ‘Abril Azul’ com concerto especial para público com Transtorno do Espectro Autista

Teatro Amazonas celebra ‘Abril Azul’ com concerto especial para público com Transtorno do Espectro Autista – Foto: Marcely Gomes/ SEC

Notícias de Manaus – Na última quarta feira (24/04) Teatro Amazonas sediou o concerto “Mozart no Mundo Azul”, em celebração ao ‘Abril Azul’, mês dedicado à conscientização sobre o autismo, e levou crianças, jovens e adultos para uma noite de vivência única dentro do teatro. A iniciativa é do Governo do Estado do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

PUBLICIDADE

O evento foi meticulosamente adaptado para atender às necessidades do público com Transtorno do Espectro Autista (TEA), demonstrando compromisso com a inclusão e acessibilidade no campo das artes. Desde a iluminação mais suave até o volume controlado da música, cada detalhe foi cuidadosamente planejado para proporcionar uma experiência sensorial confortável e envolvente.

O maestro Marcelo de Jesus, figura central na concepção do concerto, expressou a importância da iniciativa em suas próprias palavras: “Toda vez que a gente pensa em fazer música, a gente pensa com esse distanciamento do artista e público, e hoje a gente tá fazendo uma proposta completamente diferente, trazendo um público que já tem uma sensibilidade diferente pra dentro do palco, pra ficar pertinho da gente”.

Teatro Amazonas celebra ‘Abril Azul’ com concerto especial para público com Transtorno do Espectro Autista

Teatro Amazonas celebra ‘Abril Azul’ com concerto especial para público com Transtorno do Espectro Autista – Foto: Marcely Gomes/ SEC

Essa proximidade, segundo o maestro, não apenas enriquece a experiência para o público autista, mas também para os artistas, promovendo um diálogo genuíno e inclusivo.
Sheila Campos, assessora de acessibilidade da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, enfatizou a relevância da celebração, destacando os esforços contínuos para criar espaços culturais mais acolhedores e inclusivos.

“O espetáculo, preparado especialmente para eles, oferece um ambiente onde a luz é mais suave, o som é mais suave e a música é tocada de maneira mais compassada”, explicou Sheila. Além disso, foi criado um espaço especial com livros e atrativos disponibilizados para aqueles que precisassem de uma pausa durante o evento, garantindo que todos se sentissem confortáveis.

PUBLICIDADE

Juliana Costa e sua filha Mariana Ludovina de 17 anos, marcaram presença no evento. A jovem é diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista e sua presença ilustrava a importância da iniciativa para outras famílias que também possuem familiares diagnosticados.
Sentada no palco bem ao centro da orquestra, Juliana compartilhou sua gratidão pela oportunidade única de poder participar e acompanhar sua filha em um evento inclusivo.

“Nossa, tá sendo muito maravilhoso. Estar participando de um evento totalmente inclusivo às nossas crianças aqui dentro do teatro é um ganho muito grande para todas as pessoas que têm Transtorno do Espectro Autista”, avaliou Juliana Costa, ressaltando a experiência enriquecedora para sua filha e para todas as crianças e adolescentes como Mariana.

Ana Maria Melo, presidente do Instituto Autistas no Amazonas, também marcou presença no evento ao lado de seu filho Ulisses, de 19 anos, que também tem Transtorno do Espectro Autista. Ela enfatizou a importância fundamental do concerto para a inclusão social dos autistas. “Esse evento é fundamental para a inclusão social dos autistas. Eu estou maravilhada”, expressou Ana Maria, agradecendo à Secretaria de Cultura pelo compromisso demonstrado.

O concerto “Mozart no Mundo Azul” não apenas ofereceu uma noite de música excepcional, mas também serviu como um lembrete da importância da inclusão e acessibilidade em todos os aspectos da vida cultural. Ao abrir suas portas e corações para o público autista, o Teatro Amazonas reafirma seu papel como um espaço cultural inclusivo e diversificado.

*Com informações da assessoria

 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Brasil

Senado aprova MP do Frete; veja o que muda para caminhoneiros e transportadoras

Texto mantém o piso mínimo do frete, endurece punições para quem descumprir a regra e segue para sanção do presidente Lula.

há 2 minutos

Brasil

Mega-Sena 3.031: confira as dezenas sorteadas e o prêmio de R$ 24,1 milhões

A Caixa Econômica Federal realizou, na noite desta terça-feira (14), o sorteio do concurso 3.031 da Mega-Sena.

há 11 minutos

Política

Veja como votou a bancada do Amazonas na ‘pauta-bomba’ da aposentadoria dos agentes de saúde

Texto aprovado pelo Senado prevê novas regras para aposentadoria de agentes de saúde e endemias.

há 25 minutos

Brasil

Governo aprova aumento do etanol na gasolina para 32%; veja o que muda para os motoristas

Nova mistura entra em vigor em agosto, busca reduzir a dependência de gasolina importada e divide opiniões entre governo e montadoras.

há 37 minutos

Polícia

Corpo é encontrado sob flutuante no Tarumã e polícia investiga possível ligação com homem desaparecido

Amigos da vítima informaram à polícia que o corpo seria de Frank de Souza, desaparecido há quatro dias.

há 45 minutos