
Foto: freepik
Pesquisadores chineses realizaram um estudo que envolveu dados genéticos de mais de 500 mil pessoas, revelando uma possível ligação entre o consumo de café instantâneo e uma doença ocular comum chamada degeneração macular relacionada à idade, conhecida pela sigla AMD.
A AMD é uma condição que afeta principalmente pessoas com 50 anos ou mais e, embora não provoque cegueira total, pode causar dificuldades no dia a dia, como ler ou reconhecer rostos. Se não tratada, a doença tende a piorar, impactando a qualidade de vida.
PUBLICIDADE
Leia também: Governo federal reprova três marcas de café por serem impróprias para consumo; veja quais são
Consumo de café instantâneo e risco aumentado da AMD seca
Segundo Siwei Liu, pesquisador do Departamento de Oftalmologia do Hospital Shiyan Taihe e autor do estudo, “Nossos resultados revelaram uma correlação genética entre o consumo de café instantâneo e a AMD seca. Reduzir seu consumo ajuda a abaixar a incidência da doença”.
A pesquisa aponta que os aditivos e produtos químicos presentes no café instantâneo — como acrilamida e lipídios oxidados, que não são encontrados em cafés frescos — podem ser responsáveis por aumentar o risco de desenvolver a forma seca da degeneração macular.
PUBLICIDADE
Além disso, o estudo identificou que pessoas com uma predisposição genética para consumir café instantâneo também podem ter maior chance de desenvolver a doença ocular.
Devo parar de tomar café instantâneo para proteger minha visão?
Embora o estudo tenha sido baseado em dados da população europeia, os pesquisadores consideram a relação entre café instantâneo e degeneração macular suficientemente forte para que seja levada a sério.
PUBLICIDADE
O estudo da Universidade de Medicina de Hubei recomenda que indivíduos com histórico familiar da doença ou sinais iniciais de AMD considerem reduzir o consumo de café instantâneo e optem por bebidas naturais ou cafés frescos.
Isso não significa que todos precisam abandonar o café instantâneo, mas sim que quem tem maior risco genético deve repensar seus hábitos para preservar a saúde ocular.
PUBLICIDADE
Quando buscar ajuda médica
Se você tem dúvidas sobre o risco de desenvolver degeneração macular ou sobre o consumo de café instantâneo, o ideal é conversar com um oftalmologista ou profissional de saúde. Eles poderão avaliar seu caso individualmente e indicar a melhor forma de prevenção e tratamento.