A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Curiosidades

Múmia de 600 anos era ‘namorada espiritual’ de Peruano

Julio César Bermejo, 26, foi detido durante investigação do Ministério Público

Por Hugo Guimarães

01/03/2023 às 11:46

Redação AM POST*

A polícia do Peru apreendeu uma múmia pré-hispânica que estava em uma mochila de entrega de delivery na cidade de Puno, no sul do país. Segundo autoridades, os restos mortais, datados de 600 a 800 anos, eram guardados irregularmente há pelo menos 30 anos.

PUBLICIDADE

Julio César Bermejo, 26, foi detido durante investigação do Ministério Público. As informações foram confirmadas pela agência de notícias AFP nesta terça (28). “Em casa, ela fica no meu quarto e dorme comigo. Eu cuido dela e a mantenho. Ela é como minha namorada espiritual”, disse à imprensa local.

Bermejo afirmou que a múmia, a quem chama “carinhosamente” de Juanita, foi adquirida por seu pai, em condições ainda não esclarecidas. “Ele pegou [a múmia] de um policial e depois se apegou a ela”.

Para surpresa de Bermejo, um especialista do Ministério da Cultura que analisou os restos mortais apontou que, na verdade, a múmia não é Juanita, mas, sim, Juan, indicando se tratar de um homem que morreu por volta dos 45 anos, dada a estrutura óssea do crânio.

A polícia peruana encontrou os restos mortais no último sábado (25) enquanto patrulhava um parque de Puno frequentado por Bermejo. O homem negou ter tentado vender a múmia e disse que a transportava na mochila térmica porque seus amigos queriam vê-la antes que fosse doada a um museu.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Manaus

Cesta básica sobe em Manaus e fica quase R$ 13 mais cara em junho

Pesquisa do Procon Manaus aponta aumento impulsionado pelo setor hortifrúti e revela grande variação de preços entre supermercados da capital.

há 2 minutos

Política

“Arregou”: Salazar não aparece em debate ao vivo e vira alvo de Claudeni

Debate entre os dois aconteceria ao vivo nesta quarta-feira nas redes sociais, mas vereador não participou da transmissão.

há 45 minutos

Amazonas

Enem 2026 entra na reta final: estudantes da rede pública devem confirmar inscrição até sexta-feira

Alunos da 3ª série do Ensino Médio foram inscritos automaticamente.

há 1 hora

Brasil

Após críticas, Alcione revela motivo de falhas durante Hino Nacional no Maracanã

Artista afirma que falhas na execução do Hino Nacional ocorreram por problemas técnicos que impediram ela e Belo de ouvirem o retorno de áudio.

há 1 hora

Polícia

PC-AM busca adolescente desaparecida no bairro Morro da Liberdade, em Manaus

Júlia Letícia Reis da Cruz, de 13 anos, foi vista pela última vez na zona sul da capital amazonense.

há 2 horas