Pesquisar por em AM POST

Curiosidades

Novembro terá três feriados; saiba quais são as datas

O mês de novembro traz uma boa notícia para muitos trabalhadores brasileiros: três feriados nacionais. Confira!

  • Por AM POST

  • 01/11/2024 às 13:16

  • Atualizado em 01/11/2024 às 13:41

  • Leitura em cinco minutos

Foto: Reprodução

O mês de novembro traz uma boa notícia para muitos trabalhadores brasileiros: três feriados nacionais, que oferecem a chance de descanso e até mesmo de um rendimento extra para quem tiver que trabalhar nessas datas. Entre eles, destaca-se o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, que será, em 2024, um feriado nacional pela primeira vez, com garantia de folga para trabalhadores em todo o Brasil. A seguir, veja as datas dos feriados e esclareça suas dúvidas sobre os direitos trabalhistas nesses dias.

Os feriados nacionais de novembro de 2024

Com a oficialização do Dia da Consciência Negra como feriado nacional, o mês de novembro passa a contar com três feriados importantes. Confira as datas e como elas poderão impactar a rotina dos trabalhadores:

PUBLICIDADE
  • 2 de novembro (sábado) – Dia de Finados: data de reflexão para muitos, especialmente para aqueles que têm tradição religiosa.
  • 15 de novembro (sexta-feira) – Proclamação da República: oportunidade para um feriado prolongado, conhecido como “feriadão.”
  • 20 de novembro (quarta-feira) – Dia da Consciência Negra: novidade de 2024, agora nacionalmente celebrado, promovendo a valorização da história e cultura negra.

Com esses feriados, novembro se torna uma oportunidade tanto de descanso quanto de potencial ganho extra para trabalhadores, caso sejam requisitados para trabalhar nas datas.

Direitos dos trabalhadores nos feriados de novembro

Muitos trabalhadores têm dúvidas sobre como funciona a questão do trabalho em feriados. Se você se enquadra entre eles, confira abaixo as principais dúvidas respondidas para que possa se programar e aproveitar melhor as folgas.

1. Posso ser obrigado a trabalhar no feriado?

Sim, dependendo do setor em que você trabalha, há casos em que o trabalho em feriados é permitido. Empresas que atuam em áreas essenciais, como segurança pública e saúde, exigem que o serviço funcione normalmente, incluindo feriados. Em outros setores, porém, é necessária a concordância entre empregador e empregado para que o trabalho em feriado seja realizado.

PUBLICIDADE

2. Quais são os meus direitos ao trabalhar no feriado?

Se você trabalhar em um feriado, tem o direito de receber remuneração em dobro por aquele dia ou, em alguns casos, obter uma folga compensatória. A legislação brasileira garante esse direito como forma de compensação ao trabalhador.

3. Quem decide entre remuneração em dobro ou folga compensatória?

A escolha entre o pagamento em dobro ou a concessão de uma folga compensatória cabe ao empregador, podendo variar conforme os acordos internos e convenções coletivas. Ainda assim, é possível dialogar e sugerir a alternativa que preferir.

PUBLICIDADE

4. Sou católico e gostaria de ter o dia de Finados livre. Isso é possível?

Embora o Dia de Finados tenha uma tradição religiosa para muitos, a empresa não é obrigada a conceder folga especificamente por esse motivo. No entanto, você pode conversar com o empregador e propor uma folga compensatória caso seja de seu interesse.

5. O que acontece se o feriado cair no sábado, como o de Finados?

Para trabalhadores que já têm folga aos sábados, o feriado de Finados não trará impacto na rotina de descanso. Contudo, para aqueles que trabalham aos sábados, o direito a remuneração em dobro ou folga compensatória permanece válido.

PUBLICIDADE

6. E se eu não comparecer ao trabalho no feriado sem justificativa?

A falta injustificada ao trabalho em um feriado escalado pode trazer consequências, incluindo advertência e, em casos mais graves, até demissão por justa causa. O ideal é sempre comunicar o empregador e buscar uma alternativa em caso de impossibilidade de comparecimento.

7. Há diferença de direitos entre trabalhadores fixos e temporários?

Não, ambos os tipos de trabalhadores têm direitos semelhantes nos feriados, incluindo o pagamento adicional ou folga compensatória, desde que estejam em serviço no dia.

8. E o trabalhador intermitente? Como funciona?

Para o trabalhador intermitente, que atua em dias específicos sob convocação, o direito ao pagamento em dobro ou à folga compensatória depende se ele foi escalado para o dia de feriado. Caso atue na data, ele deverá receber os mesmos benefícios.

Reflexões sobre o novo feriado do Dia da Consciência Negra

A oficialização do Dia da Consciência Negra como feriado nacional reforça a valorização da diversidade cultural no Brasil e incentiva reflexões sobre a importância do respeito e igualdade para com a cultura e história negra. Para muitos, esse novo feriado representa um marco para o fortalecimento de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Com essa mudança, trabalhadores de todas as regiões poderão ter o dia 20 de novembro como oportunidade de descanso e celebração, sem depender de leis municipais ou estaduais. Essa conquista histórica é também um momento para que empresas e funcionários reflitam sobre a importância de celebrar a diversidade e promover um ambiente de trabalho mais respeitoso e inclusivo.

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
O AM Post apoia a causa autista

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias