Pesquisar por em AM POST

Curiosidades

Porque fazer Hemodiálise: entendendo a importância e o processo

Descubra porque fazer hemodiálise é essencial para pacientes com insuficiência renal crônica.

  • Por AM POST

  • 19/06/2024 às 14:35

  • Atualizado em 19/06/2024 às 14:48

  • Leitura em três minutos

Porque fazer Hemodiálise: entendendo a importância e o processo

Porque fazer Hemodiálise: entendendo a importância e o processo – Imagem: internet

 

Curiosidades – Porque fazer hemodiálise é uma pergunta comum entre aqueles que enfrentam problemas renais graves. Hemodiálise é um tratamento vital para muitas pessoas que sofrem de insuficiência renal crônica, ajudando a substituir algumas funções essenciais dos rins. Neste artigo, vamos explorar o que é hemodiálise, quem precisa desse tratamento e como ele funciona, de forma clara e acessível para todos.

PUBLICIDADE

O Que é Hemodiálise?

A hemodiálise é um procedimento médico que realiza a filtragem do sangue de um paciente cujos rins não estão mais funcionando adequadamente. Os rins têm a função de eliminar toxinas e excesso de líquidos do sangue, e quando eles falham, a hemodiálise assume essa função.

Durante a sessão de hemodiálise, o sangue do paciente é bombeado para fora do corpo, passa por uma máquina de diálise onde é filtrado e depois retorna limpo ao corpo. Este processo ajuda a manter o equilíbrio de minerais e fluidos no corpo, algo que os rins saudáveis fariam naturalmente.

PUBLICIDADE

Quem Precisa de Hemodiálise?

Pacientes com insuficiência renal crônica geralmente precisam de hemodiálise. Esta condição ocorre quando os rins perdem a capacidade de filtrar o sangue de forma eficiente. Algumas das causas mais comuns incluem diabetes, hipertensão e doenças renais crônicas. Quando a função renal cai abaixo de 15%, a hemodiálise pode ser necessária para manter a saúde do paciente.

A decisão de iniciar a hemodiálise é baseada em uma série de fatores, incluindo sintomas do paciente, resultados de exames laboratoriais e a capacidade geral dos rins de funcionarem.  Então, é uma escolha crucial para a sobrevivência e qualidade de vida desses indivíduos.

PUBLICIDADE
Porque fazer Hemodiálise: entendendo a importância e o processo

Hemodiálise: entendendo a importância e o processo – crédito de imagem: Barão vascular

Como é o Tratamento de Hemodiálise?

O tratamento de hemodiálise normalmente é realizado em uma clínica especializada ou hospital, embora alguns pacientes possam realizar o procedimento em casa, após o treinamento adequado. As sessões de hemodiálise geralmente duram cerca de 4 horas e são realizadas três vezes por semana.

Durante o tratamento, o paciente é conectado a uma máquina de diálise através de uma fístula ou cateter. O sangue é retirado do corpo, filtrado e devolvido, completando o ciclo várias vezes durante a sessão. Embora possa ser um processo cansativo, a hemodiálise é essencial para remover as toxinas e o excesso de líquidos que o corpo não consegue eliminar por si só.

PUBLICIDADE

Redação Site On

 

O AM Post apoia a causa autista
blank

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

- JESUS,D.F

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank