O portal de notícias da Amazônia



Curiosidades

Supertempestade solar pode ‘destruir a internet’ por semanas ou até meses

Explore como tempestades solares extremas podem impactar a internet global.

  • Por AM POST

  • 15/11/2023 às 10:11

  • Atualizado em 14/02/2024 às 15:55

  • Leitura em três minutos

 

tempestade solar

tempestades solares- Foto: Reprodução

Curiosidades– Especialistas em astronomia têm emitido advertências sobre um potencial “fim da Internet” que poderia ocorrer devido a uma tempestade solar extrema. O docente Peter Becker, da Universidade George Mason nos Estados Unidos, declarou que este evento poderia se materializar com o incremento da atividade solar.

PUBLICIDADE

Becker enfatizou que o astro rei está mostrando sinais de maior atividade após um período de inatividade, durante o qual nossa dependência da internet era menor.

Projetando um Sistema de Alerta Antecipado

Becker, principal pesquisador da universidade e do Laboratório de Pesquisas Navais, está trabalhando para desenvolver um sistema de alerta antecipado que possa prever quando a Internet pode ser impactada. Ele considera que as explosões solares podem ser um indicativo.

Uma Era de Maior Dependência da Internet Coincide com Atividade Solar Intensificada

“A Internet se desenvolveu em um momento em que o Sol estava relativamente pacífico, mas agora estamos entrando em um período de maior atividade solar. Esta é a primeira vez na história que vemos um aumento da atividade solar coincidindo com nossa dependência da internet e com a nossa dependência econômica global na internet”, relatou Peter Becker em entrevista à Fox News.

PUBLICIDADE

A Capacidade de Prever Ejeções de Massa Solar

“Podemos prever quando essas emissões estão direcionadas à Terra. Isso nos dá aproximadamente 18 a 24 horas de aviso antes que as partículas atinjam a Terra e comecem a interferir no campo magnético terrestre”, explicou Becker.

Previsão de Interrupções Prolongadas na Internet

Becker prevê que a internet pode sofrer interrupções por semanas ou meses. “A Internet não foi projetada para suportar esse nível de perturbação na comunicação, tornando-a uma infraestrutura extremamente vulnerável.”

PUBLICIDADE

Impacto no Campo Magnético Terrestre

Becker acrescentou que o campo magnético terrestre pode ser influenciado por grandes bolhas de plasma que se movem através do espaço em ejeções de massa coronal. Alguns desses eventos podem atingir o planeta e alterar seu campo magnético. Isso pode transformar o terceiro pino de um plugue elétrico em “um grande circuito elétrico”.

O Que São Tempestades Solares?

Tempestades solares ocorrem quando eventos solares, como ejeções de massa coronal e erupções solares, provocam distúrbios temporários na magnetosfera da Terra, que é uma espécie de bolha magnética que protege nosso planeta dessas emissões.

PUBLICIDADE

Impactos Significativos das Tempestades Solares Extremas

Tim Heaton, professor da Universidade de Leeds, esclarece que tempestades solares extremas podem ter grandes impactos na Terra. “Tempestades solares de grande magnitude podem danificar permanentemente os transformadores em nossas redes elétricas, resultando em apagões extensos e prolongados”, observou.

Site On

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank