Amazonas

ALE realiza sessão especial em alusão ao Dia do Jornalista

Onze jornalistas foram homenageados na Sessão Especial.


Uma Sessão Especial em homenagem ao Dia do Jornalista, foi promovida nesta terça-feira, (14 pelo deputado José Ricardo Wendling (PT) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas (Sindjam), na Assembleia Legislativa, os representantes da categoria destacaram a importância deste profissional para formação da sociedade, e também defenderam a exigência do diploma para o exercício da profissão.

No dia 7 de abril deste ano, o Dia do Jornalista, o Senado Federal aprovou em segundo turno a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 206/2009, que torna obrigatória a exigência da formação em nível superior no curso de jornalismo para atuar na área. Em 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF), votou pelo fim da exigência do diploma, tornando ainda mais frágil as relações trabalhistas desta profissão no Brasil.

Continua depois da Publicidade

“Tenho o maior respeito pelos jornalistas, que todos os dias saem em busca de informações, e têm uma responsabilidade ímpar de apurar os fatos e dados, para melhor informar a população. Por isso, eu apoio a luta destes profissionais por piso salarial e a PEC que exige o diploma de ensino superior para o exercício da profissão”, disse o parlamentar.

O presidente do Sindjam, Wilson Reis, convocou a categoria a se organizar para enfrentar a atual precarização do mercado e as ameaças à profissão. Ele frisou ainda que, apesar de todos os percalços, o jornalista não pode perder a inquietude e o entusiasmo de fazer jornalismo. “Não podemos perder a percepção do que é ser jornalista, um profissional que consegue transformar acontecimentos em notícias, e por isso temos que recusar sermos reduzidos a “meninos de recado”. Nossa história precisa de valorização, a começar pela própria categoria, do contrário, os jornalistas irão sucumbir à luta de classe”, expôs.

Para o coordenador do curso de jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), João Bosco Ferreira, a diversidade na comunicação é uma das principais qualidades de um jornalista, visto que, é necessário relacionar as várias informações de forma simples, mas ao mesmo tempo fundamentada, para informar e formar à população com credibilidade.

Continua depois da Publicidade

Onze jornalistas foram homenageados na Sessão Especial: Cléo Pinheiro, Marcela Rosa, Daniela Assayag, Rosimara de Cássia Batista, Raimundo Ajuricaba, Cléber Magalhães, Aldísio Filgueiras, Walter Mendes, Vládia Raquel, Elton Charles e Jeane Glay. Participaram desta solenidade profissionais que atuam nos diversos veículos de comunicação da cidade, além da diretoria do Sindicato dos Jornalistas.

O AM POST é um site que está há mais de 5 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Instagram e apoiando o AM POST.

Apoiar o AM POST Ver Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.