A equipe paralímpica do Centro de Alto Rendimento da Amazônia- CTARA embarca nesta quarta-feira (1) rumo a 1ª Fase Nacional do Circuito Brasil Caixa Loterias Paralímpico de Atletismo e Natação, nos dias 3 a 5 julho, em São Paulo. Os bilhetes aéreos foram cedidos pelo Governo do Amazonas através da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer- Sejel.
Os paratletas Cheine Pereira (F11 – deficiente visual), Dernival dos Santos (F12 com baixa visão) e Rivander Santos da Silva disputarão na modalidade atletismo (lançamento de dardo, peso e disco). Simplício Campos (S8 amputação individual) e Jean Claudio (S6 – paralisia cerebral) são os representantes na natação (100m peito, 100m borboleta, 200 medley e 400 m livre).
Continua depois da Publicidade
Atual terceiro colocado no ranking nacional da classe F12, no arremesso de dardo e peso, Dernival dos Santos, 39, afirma o desejo de permanecer entre os melhores do Brasil e garantir mais um ano de bolsa atleta federal.
“Estou treinando muito forte com o professor Sérgio Nazareno. Minha meta é subir no pódio para chegar bem nas próximas etapas e garantir a bolsa”, declara.
O nadador Simplício Campos, 28, que conquistou a medalha de bronze para o Amazonas no Open Internacional em Abril, desejar baixar ainda mais seu tempo para essa competição.
Continua depois da Publicidade
“Quero fazer um bom tempo para ganhar algumas medalhas e manter o índice”, disse.
Segundo o presidente da Federação de Esportes Paraolímpicos do Estado do Amazonas- FEPAM, Getúlio Filho, o clima não atrapalhará os atletas, objetivo é mantê-los no pódio, revezando entre primeiro, segundo e terceiro lugar.
Continua depois da Publicidade
“Nossos atletas e os técnicos, o professor Sérgio Nazareno e Joaquim Filho têm potencial de trazer bons resultados para o Estado. Lá é bastante frio, mas eles foram bem treinados”, afirma o presidente.
A segunda etapa nacional será disputada em setembro e a terceira em novembro.