Amazonas

UBSs iniciam semana de Combate a Hipertensão

As unidades desenvolverão uma programação educativa com objetivo de alertar a população sobre a doença.


Fran Brito

No próximo dia 26 é o Dia Nacional de Combate à Hipertensão e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Capital estarão desenvolvendo, durante essa semana, uma programação educativa com objetivo de alertar a população sobre a doença.

Continua depois da Publicidade

Durante as palestras serão abordados temas com a importância da prevenção, controle, riscos e tratamento da doença.
No Brasil, cerca de 30 milhões de brasileiros convivem com a doença, segundo dados do Ministério da Saúde (OMS), e 12 milhões ainda não sabem que possuem a doença.

Atualmente em Manaus, a Rede Municipal de Saúde atende cerca 159.108 pacientes hipertensos.

Entre os sintomas da hipertensão estão: dor de cabeça, tonturas, fraqueza, zumbido no ouvido, dores no peito e sangramento nasal. E geralmente aparecem quando a pressão sobe muito. Por isso, se você apresenta esses sintomas procure o auxílio de um médico.

Continua depois da Publicidade

A doença não tem cura, mas pode ser controlada com o tratamento que deve ser levado à risca pelo paciente, além de adotar práticas de vida saudável aliada a exercícios físicos.

Entre os fatores de risco estão: o fumo, consumo de bebidas alcoólicas, estresse, obesidade, consumo exagerado de sal, diabetes, altos níveis de colesterol e falta de atividade física.

Continua depois da Publicidade