O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Economia

Abraciclo diz que sem incentivos do IPI os produtos finais seriam mais caros

Empresas já articulam com os senadores do Amazonas para garantir a competitividade

  • Por Redação

  • 11/07/2024 às 17:34

  • Atualizado em 11/07/2024 às 17:39

  • Leitura em 1 minuto

Associação Brasileira de Motocicletas (Abraciclo) demonstrou preocupação com a nova reforma tributária sem a garantia de todas as demandas do Polo Industrial de Manaus (PIM), um deles, o Imposto sobre Produto (IPI), que é colocado para o cliente final.

De acordo com Marcos Bento, presidente da Abraciclo, existem preocupações sobre a nova reforma, mas que o IPI não é um benefício aplicado a quem produz, mas ao consumidor.

PUBLICIDADE

“Os produtos produzidos na Zona Franca de Manaus são vendidos sem o IPI e esse IPI chega para o cliente final”, destacou Bento.

O presidente informou que apesar da previsão de estiagem, a indústria tem se planejado e que os custos logísticos futuramente podem ser resolvidos com a pavimentação da BR-319, “É uma alternativa”, disse Marcos Bento.

Em posicionamento a empresa Yamaha informou que essas alternativas estão sendo tratadas diretamente com o senado federal e que as alternativas para o modais de transporte devem ser planejadas.

PUBLICIDADE

Afonso Cagnino, gerente de relações institucionais da Yamaha, afirmou que a “taxa de pouca água” aumenta consideravelmente os custos de transporte, mas que não chega a ser inviável.

“Quando aumentam as tarifas assim, vai afetar no preço final do produto, porque podem aumentar nossas dificuldades daqui a pouco”, disse.

PUBLICIDADE

O gerente afirma que os planejamentos contam com as previsões para a estiagem severa e possibilidade de transportar em embarcações menores.

Redação

PUBLICIDADE

Acompanhar as notícias de Manaus é essencial para quem deseja estar por dentro do que está acontecendo na cidade. Manaus é repleta de história e cultura. Nossa equipe está sempre nas ruas, trazendo as notícias de Manaus com a urgência e a precisão que os eventos da capital amazonense demandam.

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
O AM Post apoia a causa autista

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias