Economia

Economia


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Banco da Amazônia empossa novo membro do conselho de administração

Genival Francisco assume o posto no Banco da Amazônia na condição de membro independente, nomeação que atende a chamada Lei das Estatais.

Por Natan AMPOST

19/07/2018 às 18:01

O consultor financeiro, Genival Francisco da Silva, entrou para o Conselho de Administração (CONSAD) do Banco da Amazônia, em Belém do Pará, nesta quinta-feira (19).

PUBLICIDADE

Genival Francisco da Silva assume o posto no Banco da Amazônia na condição de membro independente, nomeação que atende ao disposto na Lei nº 13.303, a chamada Lei das Estatais, promulgada pelo Governo federal em 30 de junho de 2016. Considerada uma evolução normativa dentro do Direito Administrativo, a nova Lei veio para disciplinar o estatuto jurídico de empresas públicas, sociedades de economia mista, e respectivas subsidiárias, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e municípios brasileiros.

Pós-graduado em Gerência Avançada pela Universidade de Harvard (EUA) e em Estudos Estratégicos pela Universidade de São Paulo (USP), o novo integrante do CONSAD nasceu em São Paulo e tem larga experiência no ramo financeiro, com destaque para as áreas de planejamento estratégico, reorganização societária e implementação de governança corporativa.

A Lei das Estatais prevê que os Conselhos de Administração dessas organizações devem ser compostos, no mínimo, por 25% de membros independentes ou por pelo menos um, caso se decida pela faculdade do voto múltiplo dos acionistas minoritários. No caso do Banco da Amazônia, que atualmente tem seis membros no CONSAD, a nomeação do novo conselheiro atende ao percentual disposto na legislação.

Segundo o novo ordenamento jurídico, os estatutos das estatais e de suas subsidiárias devem observar as regras de governança corporativa, de transparência e de estruturas, bem como as práticas de gestão de riscos e de controle interno. Cabe ao conselheiro independente não ter qualquer vínculo com a empresa pública ou a sociedade de economia mista para o qual foi designado e nem ter mantido, nos últimos três anos, vínculo de qualquer natureza com a instituição para não comprometer sua independência.

Além de Genival Francisco da Silva, integram o CONSAD do Banco da Amazônia: Carlos Augusto Moreira Araújo (presidente), Ivandré Montiel da Silva e Valdecir José de Souza Tose (presidente do Banco da Amazônia), membros indicados pelo Ministério da Fazenda; Fábio Ribeiro Servo, indicado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; Alexandre Pedercini Issa, representante dos acionistas minoritários; e Wilson Carvalho da Silva Júnior, representante dos empregados.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Política

Braga declara apoio a ex-prefeito que já foi preso acusado de chefiar organização criminosa e fraudar licitações

Senador elogiou Simão Peixoto durante agendas no interior do Amazonas, apesar do histórico de prisões relacionadas a investigações.

há 14 minutos

Manaus

CIN passa a ser emitida em 12 cartórios de Manaus a partir do dia 13; veja valores e locais

Atendimento será pago e funcionará como alternativa ao serviço gratuito do Governo do Amazonas.

há 20 minutos

Brasil

Fim da ‘taxa das blusinhas’ é prorrogado por mais 60 dias

Davi Alcolumbre prorrogou a validade da medida provisória que zera o imposto de importação sobre compras internacionais de até US$ 50.

há 30 minutos

Amazonas

MP-AM abre seleção para estagiários de nível técnico em Nhamundá; bolsa é de R$ 1 mil

Processo seletivo do Ministério Público do Amazonas oferece duas vagas imediatas e cadastro reserva.

há 36 minutos

Manaus

Manaus entra em alerta para chuva forte, trovoadas e rajadas de vento nesta segunda (6)

Defesa Civil emitiu alerta de nível moderado válido até as 19h.

há 58 minutos