A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Economia

Bolsonaro assina decreto que regulamenta o vale-gás

O decreto está publicado no Diário Oficial da União de hoje.

Por Hugo Guimarães

03/12/2021 às 07:34

Agência Brasil

PUBLICIDADE

O decreto que regulamenta a Lei nº 14.237, de 19 de novembro de 2021, que instituiu o Auxílio Gás, foi assinado nessa quinta-feira (2) pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e publicado no Diário Oficial da União, nesta sexta-feira (3).

As famílias beneficiadas terão direito, a cada dois meses, a um valor equivalente a 50% da média do preço nacional de referência do botijão de 13 quilos (kg) dos últimos seis meses. Esse preço de referência será estabelecido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O Auxílio Gás é destinado a aliviar o efeito do preço do gás de cozinha, gás liquefeito de petróleo (GLP), sobre o orçamento das famílias de baixa renda. O auxílio será concedido às famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais cuja renda familiar mensal per capita for igual ou inferior a meio salário-mínimo e às famílias que tenham entre seus membros quem receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

De acordo com a lei regulamentada, o auxílio será também concedido, preferencialmente, às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência. O decreto que regulamenta a lei esclarece que a concessão preferencial será realizada a partir do acesso a informações constantes de banco de dados mantido pelo Conselho Nacional de Justiça.

“Não se pode negar a importância dessa priorização, visto que muitas vezes tal público passa pelo agravamento de sua condição financeira dado o afastamento do agressor do lar e a consequente subtração de sua contribuição na renda da família. Assim, a previsão busca facilitar o acesso de mulheres em situação de violência à transferência de valores financeiros que contribuirão com despesas da família”, diz a nota publicada pela Secretaria-Geral da Presidência da República.

O decreto viabiliza também a implantação do benefício a partir de dezembro de 2021, uma vez que pretende-se diminuir o efeito do preço do gás de cozinha sobre o orçamento das famílias de baixa renda, tendo em vista o país passar por um momento de dificuldade econômica, em consequência da pandemia do covid-19.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Política

Diego Afonso aponta motivação eleitoral em ‘factoide’ de Salazar contra Cidade: “Mensagem possivelmente produzida”

Vereador do União Brasil cobra responsabilidade e questiona denúncias sem provas contra Roberto Cidade.

há 45 minutos

Brasil

Campeão de vaquejada é morto a facadas horas após conquistar título

Discussão sobre divisão da premiação teria motivado o assassinato; suspeito fugiu após o crime.

há 56 minutos

Brasil

Brasileiros ainda têm mais de R$ 10 bilhões esquecidos em bancos

 Segundo o BC, cerca de R$ 7,9 bilhões pertencem a pessoas físicas.

há 1 hora

Amazonas

Sefaz alerta empresas sobre mudança no prazo de adesão ao Simples Nacional para 2027

Novo calendário antecipa período de opção para setembro de 2026 e exige planejamento de empresários e contadores

há 1 hora

Brasil

Estadão critica política fiscal de Lula e compara governo às “pedaladas” Dilma Rousseff

Texto aponta uso de mecanismos que ampliariam despesas fora das regras fiscais.

há 2 horas