A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Economia

Bolsonaro oficializa auxílio-gás para famílias de baixa renda

Benefício será pago a cada dois meses e terá o valor de ao menos 50% da média de um botijão de 13kg.

Por Hugo Guimarães

22/11/2021 às 12:18

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que oficializa a criação do chamado auxílio-gás, benefício que será concedido a famílias de baixa renda. Publicada na edição desta segunda-feira (22) do Diário Oficial da União (DOU), a medida é assinada também pelo ministro da Economia, Paulo Guedes; o da Cidadania, João Roma; e o de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque.

PUBLICIDADE

Para ter direito à ajuda, será preciso estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal e ter renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário-mínimo ou receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O auxílio será pago a cada dois meses e terá o valor de ao menos 50% da média nacional do preço de um botijão de gás de 13kg.

No ano, o gás liquefeito de petróleo (GLP), também conhecido como gás de cozinha, acumula alta de 27% no país, segundo dados levantados junto à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Para tentar conter essa alta, o presidente Jair Bolsonaro decidiu, em março, zerar os impostos sobre a comercialização do gás de cozinha de uso residencial.

Oficialmente, o benefício será custeado por fontes variadas, como royalties do petróleo, dividendos pagos pela Petrobras à União e pela Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide).

Fonte: Pleno.News

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Política

Wilson Lima defende redução da maioridade penal e punição mais rígida para adolescentes infratores

Ex-governador afirma que jovens que podem votar também devem responder por crimes graves.

há 4 minutos

Mundo

Revistas rigorosas nos EUA geram críticas de seleções que disputam a Copa de 2026

Seleções de Senegal, Bélgica e Uzbequistão relataram revistas detalhadas e longas esperas nos aeroportos norte-americanos, enquanto o México recebeu equipes em ambiente de celebração.

há 15 minutos

Brasil

Moraes autoriza general Paulo Sérgio a fazer inscrição no Enem 2026

Ao autorizar a inscrição, Alexandre de Moraes destacou que a execução penal também possui caráter de reintegração social do condenado.

há 18 minutos

Política

Pré-candidato ao Senado, Wilson Lima defende fim da escala 6×1, redução da maioridade penal e impeachment de ministros do STF

Ex-governador apresentou posicionamentos sobre temas em debate nacional durante entrevista à Rádio Difusora.

há 19 minutos

Amazonas

Arsepam abre inscrições para embarcações no Festival de Parintins 2026

Medida busca ampliar oferta de viagens e reforçar segurança durante festival.

há 39 minutos