Economia

Economia


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Campanha nacional busca prevenir acidentes com a rede elétrica

Região Norte lidera o índice de ligações clandestinas, conhecidas como “gatos”.

20/08/2024 às 07:30

Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) está lançando este mês mais uma campanha nacional de segurança para a prevenção de acidentes com a rede elétrica. Em 2023, esses acidentes atingiram 16,9% dos registros de furto de energia, o maior índice desde 2008.

PUBLICIDADE

Os conhecidos “gatos” provocaram 41 acidentes no ano passado, com a morte de 25 pessoas. Outro dado preocupante relativo a 2023 diz respeito ao furto de condutor ou equipamento que, ao longo do ano, registrou 35 incidentes, resultando em 21 mortes.

O presidente da Abradee, Marcos Madureira, disse que em termos de comparação, o furto de energia hoje no Brasil representaria, “se fôssemos fazer uma usina hidrelétrica para abastecer o furto de energia, a segunda no Brasil, só seria menor que Itaipu. É como se você tivesse duas usinas de Santo Antônio, que está localizada no Rio Madeira, a quarta usina do país só para atender esse furto de energia”, explicou.

Madureira afirmou que o primeiro impacto é o aumento da conta de luz para os demais brasileiros e também um risco maior de acidentes nos estados. Além disso, “quando você não tem controle da carga que está sendo distribuída, as pessoas vão ligando aparelhos elétricos nessa carga furtada e provocam danos ao sistema. Você não tem controle sobre essa energia que está sendo utilizada e termina prejudicando o atendimento aos demais consumidores”, acrescentou

O presidente da Abradee disse ainda que o furto de energia elétrica no país está relacionado diretamente com o número de acidentes. Se a gente olhar hoje, por exemplo, o que são acidentes fatais em função de furtos de energia e de cabos elétricos, eles hoje representam o segundo maior elemento de morte. “Essa campanha que estamos lançando em agosto, em nível nacional de segurança, para a prevenção de acidentes com a rede elétrica, tem a finalidade de conscientizar a população sobre o risco do furto de energia. A população tem de estar atenta a isso e indicar para as autoridades um eventual furto de energia, para que se possa ter uma ação adequada a fim de evitar esse tipo de crime”, observou Madureira.

Estados

Os estados do Amazonas, Amapá, Rio de Janeiro, Pará e de Rondônia lideram os índices de furto de energia, com a Região Norte concentrando 46,2% das perdas. Esse montante seria suficiente para abastecer 14 estados brasileiros, entre eles o Amapá, Acre e Roraima.

Agência Brasil

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Polícia

Homem é morto com tiro na cabeça dentro de comércio em Manaus

Vítima ainda não foi identificada. Crime aconteceu na noite desta terça-feira (14) e será investigado pela Polícia Civil.

há 16 minutos

Brasil

OAB pede a Moraes que Flávio Bolsonaro possa atuar como advogado de Jair Bolsonaro

Conselho Federal da OAB solicita ao STF que seja garantida a comunicação reservada entre Flávio Bolsonaro e o ex-presidente.

há 20 minutos

Manaus

Justiça dá vitória ao Portal AM POST e rejeita ação de Paula Litaiff para censurar reportagem sobre polêmica envolvendo sua dissertação

Sentença conclui que reportagem do Portal AM POST retratou fato de interesse público sem conteúdo difamatório.

há 30 minutos

Manaus

Águas de Manaus tem 48 horas para explicar rompimento que danificou asfalto no Novo Aleixo

Concessionária tem 48 horas para explicar o rompimento de uma rede de água na Avenida Coronel Sávio Belota.

há 49 minutos

Eleições 2026

Wilson Lima destaca legado no Governo do Amazonas e afirma que ações sociais transformaram a vida de famílias

Pré-candidato ao Senado, Wilson Lima visitou instituto na Zona Leste de Manaus e destacou investimentos em projetos sociais.

há 50 minutos