A 6ª edição Dia de Liberdade de Impostos (DLI) será realizado quinta-feira (2). Na capital, cerca de 60 lojistas do Manauara Shopping, Zona Centro-Sul, vão vender itens sem a cobrança de impostos.
Participam da ação lojas de diversos segmentos, como: calçados, vestuário, restaurantes e eletroeletrônico. O DLI acontece há 30 anos e tem como objetivo mostrar a população a incidência de carga tributária embutida nos produtos. Em 2015, a soma era de 151 dias trabalhados.
PUBLICIDADE
Para a lojista e responsável pela ação junto aos empresários no Manauara, Evelize Pessoa, “participar do DLI serve para conscientizar a população dos gastos com a carga tributário e reforça que os empresários não carrascos, como são considerados, às vezes. Os impostos são altos demais”. Ela informou, ainda, que cada lojista deve colocar ao menos três itens em suas vitrines sem impostos. “Acredito, também, que a ação vai movimentar o setor”, informou.
O Dia da Liberdade de Impostos foi realizado pela primeira vez em 2003, em Porto Alegre. Desde então, diversas cidades no Rio Grande do Sul aderiram ao movimento. Em 2009, pela primeira vez o evento foi realizado simultaneamente em quatro capitais. Diversos outros países também realizam o evento, que é chamado de “Free Tax Day”.