O Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, visitou, nesta quinta-feira (1º/08), a Embaixada do Peru em Brasília para discutir oportunidades de integração sul-americana. Durante o encontro com o embaixador peruano, Rómulo Acurio, foi abordado o papel estratégico do novo Porto de Chancay, construído pela China, como uma porta de acesso do Brasil ao Pacífico. O novo porto tem inauguração prevista para 15 de novembro deste ano.
Segundo o secretário, o novo porto tem o potencial de gerar significativos ganhos para as exportações do Polo Industrial de Manaus, oferecendo uma alternativa para o comércio entre a América do Sul e a China.
PUBLICIDADE
“É uma alegria muito grande poder estar aqui na Embaixada do Peru com o embaixador Romulo. O porto de Chancay vai ser muito importante não apenas para o Peru, mas para toda a América do Sul. Nós queremos integrar a Zona Franca de Manaus neste projeto, como uma extensão da proposta inicial do Porto de Chancay”, destacou Serafim Corrêa.
O embaixador do Peru, Rómulo Acurio, também ressaltou a importância da visita e da colaboração como um passo significativo rumo à cooperação e ao desenvolvimento econômico entre o Peru e o Brasil.
“Primeiro, precisamos dizer que é um prazer e uma honra recebermos o secretário aqui na Embaixada do Peru, e tivemos uma conversa muito produtiva acerca do potencial comercial fluvial e comercial do Peru, e a costa do Pacífico, em particular o novo porto de Chancay, e Manaus, a Zona Franca e a região do Amazonas,” afirmou o embaixador.
PUBLICIDADE
Serafim acrescentou que os próximos diálogos sobre a integração serão realizados em Manaus com as autoridades peruanas, permitindo que, juntamente com o empresariado local, o assunto seja discutido mais detalhadamente antes da inauguração do porto.
Redação AM POST