A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Economia

Imposto de Renda: 27% dos contribuintes ainda não enviaram declaração

Prazo termina no dia 31 de maio.

Por Hugo Guimarães

23/05/2022 às 15:07

Agência Brasil

PUBLICIDADE

Um balanço divulgado hoje (23) pela Receita Federal aponta que, até as 11 horas, 25.094.079 pessoas já haviam enviado suas declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022, ano-base 2021.

O número equivale a cerca de 73% do total de 34,1 milhões de declarações esperadas. O prazo final para entrega da declaração é dia 31 de maio. Nesse mesmo dia, começa a ser pago o primeiro lote de restituição.

“Não deixe para a última hora. A oito dias do encerramento do prazo para a entrega da declaração é bom alertar que quem estiver obrigado a entregar a declaração e não o fizer até o fim do prazo estará sujeito à multa”, alertou a Receita em nota.

Multa

PUBLICIDADE

O valor da multa é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.

A punição é gerada no momento da entrega da declaração e a notificação de lançamento fica junto com o recibo de entrega. O contribuinte terá 30 dias para pagar. Após este prazo, começam a correr juros de mora (taxa Selic).

No caso de declarações com direito à restituição, se a multa não for paga dentro do vencimento, ela será descontada, com os respectivos juros, do valor do imposto a ser restituído.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Polícia

Ocorrência de trânsito evolui para confusão com armas em via pública de Manaus

Imagens mostram momento de tensão em via pública no bairro Nova Cidade.

há 2 minutos

Política

Deputados federais do AM gastam quase R$ 5 milhões com verba de gabinete em 2026

Dados da Câmara revelam despesas milionárias com verba de gabinete.

há 9 minutos

Amazonas

Boi solto provoca correria e derruba motocicleta em rua de Anori no Amazonas

Animal de grande porte foi filmado caminhando pela cidade, provocou correria entre moradores e atingiu uma motocicleta estacionada.

há 28 minutos

Polícia

Casal afirma ter visto suposta mulher sequestrada pedindo ajuda dentro de veículo em Manaus

Testemunha afirma ter visto uma mulher chorando e pedindo ajuda dentro de um veículo; caso ainda não foi confirmado pelas autoridades.

há 1 hora

Brasil

Pai de Henry Borel recorre à Justiça para tentar anular julgamento que deu perdão judicial a Monique Medeiros

Defesa de Leniel Borel aponta contradições nos quesitos apresentados aos jurados e pede realização de novo júri.

há 1 hora