A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Economia

Lula convoca Haddad e Tebet para definir a meta fiscal de 2024

Rui Costa e o relator da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), deputado Danilo Forte (União-CE), participam da reunião, no Palácio do Planalto.

Por Hugo Guimarães

16/11/2023 às 10:04

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou os ministros Fernando Haddad, da Fazenda, e Simone Tebet, de Planejamento e Orçamento, para uma reunião crucial sobre a meta fiscal de 2024. O encontro está marcado para esta quinta-feira (16), às 11h30, no Palácio do Planalto, em Brasília.

PUBLICIDADE

A discussão contará com a presença dos ministros Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, Rui Costa, da Casa Civil, líderes e vice-líderes do governo no Congresso, além do relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), deputado Danilo Forte, do Ceará.

A pauta central da reunião é a definição da meta fiscal para o ano de 2024. Fontes do Ministério da Fazenda indicam que existe uma expectativa de que Lula mantenha a projeção elaborada por Haddad, que visa zerar o déficit das contas públicas.

A polêmica em torno da meta fiscal ganhou força após Lula declarar que seria impossível eliminar o déficit no próximo ano, gerando incertezas no cenário político e econômico. A posição do presidente trouxe reações negativas do mercado e críticas do Congresso Nacional.

No entanto, fontes do Ministério da Fazenda afirmam que Haddad busca espaço para revisitar a meta em março do próximo ano, no período do primeiro relatório de receitas e despesas. Alegadamente, o ministro e Lula acordaram que não haverá cortes de verbas para investimentos em obras e áreas sociais até então.

A divergência de opiniões sobre a meta fiscal tem gerado um racha nas equipes, com a ala econômica defendendo a manutenção da projeção, enquanto a ala política demonstra resistência à ideia. O desfecho dessa disputa interna terá implicações significativas na condução da política econômica nos próximos anos.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Amazonas

Na abertura do 59º Festival de Parintins, Roberto Cidade destaca investimentos que impulsionam economia, turismo e serviços públicos

Na abertura oficial do festival, governador Roberto Cidade destacou investimentos em cultura, turismo, saúde, segurança e infraestrutura.

há 5 horas

Amazonas

Valentina Cid ‘flutua’ na arena e leva torcida do Caprichoso ao delírio no Festival de Parintins

Representante do Item 7 protagonizou uma evolução marcada por efeitos cênicos e técnica, arrancando aplausos e emoção da torcida azul.

há 6 horas

Amazonas

Caprichoso abre Festival de Parintins com homenagem às origens da ilha e espetáculo de resistência

Primeiro ato do espetáculo “Brinquedo que canta o seu chão” reuniu música, alegorias, tradição e emoção para abrir a disputa.

há 7 horas

Pará

Lutador de MMA acusado de matar influenciadora trans Paola Brattcho em motel vai a júri popular no Pará

Vítima foi morta a facadas dentro de um motel em março de 2025.

há 7 horas