O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Economia

Ministro pede isenção de PIS/Cofins em ração para criação de pescado

Medida reduziria preços e poderia estimular consumo de peixe no país

Por Hugo Guimarães

31/03/2023 às 20:35

Pescado em cativeiro

Foto: Divulgação/Internet

Agência Brasil

O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, defende a isenção do PIS/Cofins (Programa de Integração Social/Contribuição para Financiamento da Seguridade Social) para a ração usada na criação de pescado. Segundo o ministro, o insumo responde por 75% do custo operacional, e a retirada das contribuições poderia reduzir o preço do peixe no mercado e estimular o consumo no país.

PUBLICIDADE

O brasileiro consome cerca de 9 quilos de peixe por ano, sendo que a recomendação é 12 quilos. O Norte do país é a região mais consumidora, com média de 20 kg per capita ao ano.

“Reivindicamos a isonomia tributária. No Brasil, aves e suínos não têm incidência de PIS e Cofins na ração. Se você tira [os tributos] da ração dos peixes, contribui de forma muito determinante para um preço mais atraente para o consumidor”, disse o ministro, em entrevista ao programa A Voz do Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Cessão de águas da União

PUBLICIDADE

André de Paula informou ainda que, em 90 dias, o governo assinou 36 contratos de cessão de água da União para fins de aquicultura. Com os acordos, a estimativa é a produção de 50 mil toneladas de peixes, com a geração de 620 empregos diretos e 2.500 indiretos.

Essas águas consistem em lagos, rios e outros corpos d’água sob domínio da União, como, por exemplo, reservatórios de hidrelétricas. Com a medida, os cessionários podem criar peixes, algas, moluscos e camarões.

PUBLICIDADE

Restaurantes universitários

O ministro citou projeto anunciado na semana passada no Recife, durante visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para o fornecimento de peixes de comunidades artesanais para restaurantes universitários.

PUBLICIDADE

De acordo com André de Paula, o projeto-piloto ocorrerá com a entrega de peixes da Ilha de Itamaracá para as universidades Federal e Rural de Pernambuco. Em cada uma, são servidas cerca de 10 mil refeições ao dia.

Além disso, o projeto prevê a capacitação dos pescadores artesanais para que possam comercializar peixes de melhor qualidade e valor agregado.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Polícia

Corpos de casal suspeito de envolvimento na morte de jogador são encontrados em rua de Manaus

Duplo homicídio tem sinais de tortura e pode estar ligado à execução do jovem atleta Ezequias Júnior.

há 11 minutos

Brasil

Veja vídeo: Mulher é flagrada pelo marido na cama com o amante

marido encontra esposa com outro homem na cama

há 17 minutos

Brasil

Vídeo: Tiroteio interrompe entrevista com jogadores do Vasco

O tiroteio ocorreu na comunidade Cidade de Deus, situada nas proximidades do CT vascaíno.

há 18 minutos

Polícia

Jogador de futebol é morto a tiros após partida na Zona Leste de Manaus

A Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) está investigando o caso.

há 42 minutos

Tapauá

Tapauá recebe investimentos em cidadania, esporte e lazer do governo do Amazonas

A população de Tapauá também teve acesso a uma gama de serviços de cidadania e direitos humanos.

há 42 minutos