Economia

Economia


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Órgãos de defesa do consumidor acionam Justiça Federal para bancos atenderem durante greve

Instituições que atuam na defesa do consumidor no Amazonas vão acionar a Justiça Federal para garantir o direito da população de ter o atendimento mínimo.

Por Natan AMPOST

05/10/2016 às 14:18 - Atualizado em 06/10/2016 às 09:32

Funcionários de sete bancos estão em greve há um mês e os órgãos e instituições que atuam na defesa do consumidor no Amazonas vão acionar a Justiça Federal para garantir o direito da população de ter o atendimento mínimo previsto em caso de greve.

PUBLICIDADE

O descumprimento do índice de 30% de permanência dos serviços bancários foi confirmado pela fiscalização do Procon-AM desde a quinta-feira passada que constatou que em várias agências bancárias os idosos esperam em interminável filas do lado de fora das mesmas para uso de caixas eletrônicos bem como casos de cidadãos que estão com dificuldades para retirar o FGTS.

Em todo o estado existem 198 agências de bancos públicos e privados onde 2.500 bancários atuam. A maioria das agências funciona na capital. A paralisação dos serviços ocorre também em municípios do interior do estado, onde bancos públicos suspenderam totalmente os atendimentos.

As instituições que assinam a ação são: Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), Ministério Público Estado do Amazonas (MPE-AM), Ministério Público Federal (MPF), PROCON AMAZONAS, Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Amazonas (OAB-AM), Ouvidoria e Proteção ao Consumidor do Município de Manaus (Procon-Manaus), Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado (CDC-ALEAM), Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Manus (CDC-CMM). Representantes desses órgãos darão informações sobre a ação durante a entrevista coletiva.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Esporte

Torcedores protestam na sede da CBF após eliminação do Brasil para a Noruega na Copa de 2026

Movimento Núcleo BR instalou faixas em frente à entidade, no Rio de Janeiro, e criticou a gestão após a queda da Seleção nas oitavas de final.

há 21 minutos

Política

Salazar faz vídeo com ameaça de morte a Roberto Cidade, Wilson Lima e David Almeida

Vereador, que responde a processo por homicídio, divulgou vídeo que gerou repercussão negativa. 

há 26 minutos

Manaus

Caminhão perde o freio, bate em estrutura e motorista fica preso nas ferragens no Porto Chibatão em Manaus

Motorista permaneceu consciente e foi levado para um hospital de Manaus.

há 34 minutos

Manaus

Prefeito Renato Junior fiscaliza instalação de 450 tampas de alta resistência na rua Marcílio Dias, no Centro de Manaus

Prefeitura substitui antigas grelhas de drenagem por estruturas sem valor comercial, com o objetivo de evitar furtos e acidentes.

há 41 minutos

Manaus

Prefeito Renato Junior entrega 26 bancas padronizadas para camelôs no Centro de Manaus

Novas estruturas foram instaladas na rua Floriano Peixoto, perto da Alfândega, e prometem mais proteção contra sol.

há 1 hora