Economia

Economia


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Preço do arroz pode aumentar no Brasil devido enchentes no RS

O estado é responsável por aproximadamente 70% da produção nacional de arroz.

Por Natan AMPOST

08/05/2024 às 11:36

As chuvas torrenciais que têm devastado o Rio Grande do Sul nos últimos dias estão causando uma tragédia de proporções alarmantes, e seus efeitos podem atingir diretamente o bolso dos brasileiros. Especialistas em economia e agricultura alertam que o impacto no preço de produtos alimentícios básicos, como arroz e laticínios, pode ser significativo. No entanto, ainda é necessário compreender a dimensão completa do dano para estimar com precisão o reflexo nos índices de inflação.

PUBLICIDADE

O Rio Grande do Sul é responsável por aproximadamente 70% da produção nacional de arroz, tornando-se um elo vital para a cadeia de suprimentos do país. As fortes chuvas, que começaram na semana passada, não apenas devastaram regiões agrícolas, mas também comprometeram a infraestrutura de transporte, incluindo estradas e pontes. Essa destruição cria desafios significativos para o escoamento do arroz e para a distribuição de alimentos em geral.

Uma fonte do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que monitora o índice de inflação, afirmou que parte significativa da safra de arroz já foi colhida antes da calamidade. No entanto, as estradas danificadas e a destruição de pontes causaram isolamento em várias áreas do estado, comprometendo o transporte do produto para outras regiões. “A parte da safra que estiver armazenada nas áreas isoladas pode afetar a inflação”, comentou a fonte.

Além do impacto no setor agrícola, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou na segunda-feira (6) que dez unidades processadoras de carnes de aves e suínos do Rio Grande do Sul estão paralisadas ou enfrentando dificuldades para operar. A paralisação resulta da impossibilidade de receber insumos ou transportar funcionários devido ao isolamento provocado pelas chuvas. O risco de desabastecimento no estado é um motivo de preocupação crescente, segundo a associação.

A paralisação dessas unidades de processamento de carne não só afeta o abastecimento local, mas também pode ter implicações para outros estados e até para exportações. A ABPA destacou que a situação é dinâmica e requer acompanhamento constante para minimizar o impacto sobre a produção e distribuição de alimentos no estado e no país.

Economistas estão atentos à evolução da situação para entender como os custos crescentes decorrentes da tragédia no Rio Grande do Sul podem se refletir nos índices de inflação nacional. O aumento dos preços de produtos alimentares básicos, combinado com o risco de desabastecimento de carnes, tem potencial para afetar famílias em todo o Brasil, especialmente aquelas com menor poder aquisitivo.

Enquanto as autoridades trabalham para restabelecer as infraestruturas danificadas e prestar assistência às áreas afetadas, a preocupação com a inflação e o impacto no custo de vida continua a crescer.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Política

Eleição na Aleam: deputados escolhem novo presidente da Assembleia nesta quarta-feira

Votação será realizada em sessão extraordinária e definirá o parlamentar que comandará o Legislativo amazonense até janeiro de 2027. Candidaturas serão registradas pouco antes do início da eleição.

há 19 minutos

Polícia

PF prende passageira com 3 kg de skunk presa ao corpo no Aeroporto de Manaus

Ação da Polícia Federal impediu o transporte de mais de 3 quilos de skunk durante fiscalização no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.

há 26 minutos

Manaus

Motociclista fica gravemente ferido após colisão em frente ao Manauara Shopping em Manaus

Segundo testemunhas, o jovem trafegava na contramão quando bateu em um carro.

há 8 horas

Brasil

STJ permitiu “agiotas trabalhar”? Entenda as regras para empréstimos com juros entre pessoas físicas

Decisões do Superior Tribunal de Justiça esclarecem que cobrar juros em empréstimos particulares não é crime por si só.

há 9 horas