Economia

Economia


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Produção no pré-sal da Bacia de Santos completa 10 anos

Dos 30 poços mais produtivos do país, 29 estão nessa região, sendo que a produção média por poço chega a 25 mil barris de petróleo por dia.

Por Hugo Guimarães

29/05/2019 às 08:10

A Petrobras está completando este mês 10 anos de produção no pré-sal da Bacia de Santos, com 16 plataformas e mais de 150 poços em operação, que respondem por 90% de toda a produção no pré-sal brasileiro.

PUBLICIDADE

Dos 30 poços mais produtivos do país, 29 estão nessa região, sendo que a produção média por poço chega a 25 mil barris de petróleo por dia, cerca de quatro vezes mais que os poços do Golfo do México, para citar apenas um exemplo.

Os três maiores campos produtores do Brasil no pré-sal da Bacia de Santos, são: Lula, campo de maior produção da Petrobras com nove sistemas em operação, Sapinhoá, com dois sistemas, e Búzios, com quatro.

De acordo com o diretor de Exploração e Produção da estatal, Carlos Alberto Pereira de Oliveira, “as características únicas do pré-sal da Bacia de Santos, como a localização em águas ultraprofundas, a camada de sal que chega a 2 km de espessura e a distância de 300 km da costa constituíram desafio sem precedentes para a Petrobras e para a indústria.

Mas isso não foi empecilho: dez anos depois do primeiro óleo de Tupi, não só desenvolvemos soluções inéditas para superar os desafios no pré-sal, com o emprego da mais alta competência técnica, como também comprovamos sua viabilidade econômica e batemos uma sucessão de recordes”, avaliou.

PUBLICIDADE

Recordes de produção
Em abril, a produção operada pela Petrobras na camada pré-sal bateu dois novos recordes: produção média mensal de 1,94 milhão de barris de óleo equivalente (boe). Além disso, em 16 de maio, a produção operada na área de Lula superou a marca diária de 1 milhão de barris de petróleo por dia (bpd).

Segundo Carlos Alberto de Oliveira, para os próximos 10 anos, a projeção é desenvolver novos projetos de produção no pré-sal em condições ainda mais desafiadoras. “Os blocos adquiridos nos últimos leilões e as recentes descobertas estão localizadas, em sua maioria, em lâminas d´água ainda mais profundas, que variam entre 2.500 e 3.000 metros. Longe de ser uma barreira, a companhia já estuda novas soluções tecnológicas que viabilizem a produção dessas áreas, reunindo, mais uma vez, as mais expressivas competências técnicas da companhia”, revelou o diretor de Exploração e Petróleo da companhia.

Fonte: Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Esporte

Espírito esportivo: Vini Jr. parabeniza Haaland após eliminação do Brasil e atitude viraliza nas redes

Atacante brasileiro cumprimentou o astro da Noruega na zona mista após a partida, e o gesto de fair play foi amplamente elogiado.

há 24 minutos

Brasil

Neymar indica aposentadoria da Seleção após eliminação na Copa

Camisa 10 deu sinais de que pode ter disputado sua última partida pelo Brasil após a derrota para a Noruega nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026.

há 1 hora

Esporte

Ancelotti defende Bruno Guimarães após pênalti perdido

Após a eliminação do Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026, técnico italiano explicou por que escolheu o meia para a cobrança do pênalti e afirmou que o Brasil inicia um novo ciclo visando 2030.

há 2 horas

Polícia

Corpo de homem é encontrado em ‘matagal’ após moradores sentirem forte odor no Amazonas

Vítima foi localizada na noite deste domingo (5) entre os bairros São Cristóvão e Santo Antônio; Polícia Civil investiga o caso.

há 2 horas

Polícia

Homem é atacado a facadas e cai em igarapé na Zona Leste de Manaus

Vítima foi socorrida pelo Samu e levada ao Hospital Platão Araújo; caso ocorreu neste domingo (05) e será investigado pela Polícia Civil.

há 3 horas