
(Foto: Agência Brasil)
Notícias de Economia – A partir das 10h (horário de Brasília) desta segunda-feira (23), a Receita Federal disponibiliza a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda de 2024. Também estão incluídas neste lote restituições residuais de exercícios anteriores, referentes a declarações que haviam caído na malha fina, mas foram posteriormente regularizadas.
Para verificar se está entre os contemplados, o contribuinte deve acessar o portal “Meu Imposto de Renda”, disponível no site da Receita Federal, e selecionar a opção “Consultar a Restituição”. A consulta pode ser feita de forma simplificada ou detalhada, por meio do extrato de processamento acessado pelo portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).
PUBLICIDADE
Se houver alguma pendência na declaração, o sistema permite a retificação dos dados, o que pode agilizar o recebimento em lotes futuros. A Receita também oferece um aplicativo para celulares e tablets com a mesma funcionalidade de consulta, além de permitir o acompanhamento da situação cadastral do CPF.
Leia mais: Receita Federal recebe menos declarações de Imposto de Renda do que o esperado em 2025
Caso a restituição não seja creditada por erro nos dados bancários, o contribuinte pode solicitar o reagendamento do depósito pelo site do Banco do Brasil — agente financeiro responsável pelo pagamento — em até um ano após a data prevista para o crédito. Passado esse prazo, será necessário acessar o e-CAC e solicitar manualmente a restituição não resgatada.
PUBLICIDADE
A Receita reforça a importância de manter os dados bancários atualizados e recomenda que os contribuintes acompanhem o status da declaração para evitar contratempos na hora de receber os valores devidos.