A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Economia

Retaliação comercial aos EUA pode custar R$ 667 bilhões ao Brasil, alerta Fiemg

Federação estima perda de até 6% do PIB e 5 milhões de empregos.

Por Hugo Guimarães

26/07/2025 às 11:40 - Atualizado em 05/08/2025 às 00:33

Quase 500 vagas de empregos estão disponíveis no Sine Manaus nesta segunda-feira

Foto: Divulgação

Notícias de Economia – A intensificação da guerra comercial entre Brasil e Estados Unidos pode provocar danos severos à economia brasileira, segundo estimativa da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Se a escalada se confirmar, o país poderá perder até 6% do seu Produto Interno Bruto (PIB) – o equivalente a R$ 667 bilhões – e cerca de 5 milhões de empregos no prazo de cinco a dez anos.

PUBLICIDADE

O alerta surge após o anúncio do tarifaço pelo governo de Donald Trump, previsto para entrar em vigor em 1º de agosto. A medida impõe pesadas taxas sobre produtos brasileiros e foi justificada por Washington como uma resposta “recíproca” a supostas barreiras comerciais brasileiras.

Especialistas, no entanto, enxergam a decisão como politicamente motivada. Divergências sobre o tratamento do Supremo Tribunal Federal (STF) ao ex-presidente Jair Bolsonaro e os debates em torno da regulação das redes sociais no Brasil estariam alimentando tensões diplomáticas entre os dois países, com reflexos diretos no comércio exterior.

Leia mais: STF suspende Cúpula do Judiciário dos Brics para evitar crise com governo dos EUA

Diante do impasse, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenta evitar retaliações imediatas e aposta na via diplomática. “O Ministério das Relações Exteriores precisará ser muito hábil para negociar e, quem sabe, suspender essa tarifa antes de 1.º de agosto”, avalia o jurista Ives Gandra da Silva Martins, professor emérito da Universidade Mackenzie.

O momento é considerado o mais delicado em décadas no cenário comercial brasileiro. Um confronto direto com os EUA, maior economia do mundo, pode comprometer investimentos, exportações e o próprio crescimento do país nos próximos anos.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Manaus

Amazonas Fan Fest reúne torcedores no Largo de São Sebastião para Brasil x Escócia

Evento gratuito contará com shows, DJ e transmissão ao vivo da partida decisiva da Seleção Brasileira.

há 7 horas

Manaus

Superaquecimento de ar-condicionado provoca princípio de incêndio em residência na zona norte de Manaus

Moradores conseguiram deixar o imóvel a tempo e o fogo foi controlado antes de atingir outras áreas da residência.

há 7 horas

Desaparecidos

Polícia Civil divulga imagens de quatro crianças e adolescentes desaparecidos em Manaus

Casos foram registrados em diferentes regiões da cidade e mobilizam investigações da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente.

há 8 horas

Amazonas

Projeto Água Boa oferece água potável gratuita para moradores e turistas em Parintins

Estrutura da Defesa Civil garante até 5 mil litros de água por dia durante o festival na Ilha Tupinambarana.

há 8 horas

Amazonas

Troca de alimentos por pulseiras da Festa dos Visitantes movimenta Parintins

Acesso ao evento será garantido mediante entrega de alimentos não perecíveis até o dia 25 de junho.

há 8 horas