A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Economia

Setor de Bancos e Cartões tem 1 tentativa de fraude a cada 6 segundos, diz Serasa

No total, o Brasil registrou 785.289 tentativas de fraude em julho, um aumento de 3,4% em relação a junho.

22/09/2023 às 08:46

Segundo dados exclusivos obtidos pelo Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, a Serasa Experian revelou que mais da metade das tentativas de fraude (51,5%) em julho ocorreu no setor de “Bancos e Cartões”. Este segmento, que se concentra na abertura de contas e solicitação de cartões de crédito, experimentou uma tentativa de fraude a cada 6,6 segundos. O “Bancos e Cartões” é um alvo frequente para fraudadores devido à possibilidade de realizar novos tipos de golpes sem deixar rastros.

PUBLICIDADE

De acordo com Caio Rocha, diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, o uso de cartões para compras em e-commerces e marketplaces facilita a atuação de criminosos, pois não requer senha.

No total, o Brasil registrou 785.289 tentativas de fraude em julho, um aumento de 3,4% em relação a junho. Após “Bancos e Cartões,” os setores com mais tentativas de fraude foram “Serviços” (27,8%), “Financeiras” (15,8%), “Varejo” (3,6%) e “Telefonia” (1,4%).

Rocha observou que é difícil prever se esse aumento nas tentativas de fraude continuará nos próximos meses, mas o setor de “Bancos e Cartões” tem sido consistentemente o mais afetado desde janeiro de 2023, devido à possibilidade de motivar novos golpes relacionados à abertura de contas e cartões fraudulentos.

No que diz respeito à idade, os brasileiros entre 36 e 50 anos foram os alvos mais frequentes, representando 35,8% das tentativas de fraude. Rocha explica que essa faixa etária é economicamente ativa, tornando os fraudadores mais propensos a ter acesso a dados ou recursos para tentar golpes.

O Distrito Federal registrou o maior crescimento nas tentativas de fraude em julho, com um aumento de 8%, enquanto o Rio Grande do Sul foi o único estado a apresentar uma queda, recuando 0,8%. O Distrito Federal também liderou as ocorrências por milhão de habitantes, com 6.019 tentativas, seguido por Santa Catarina (5.119) e Mato Grosso (4.931).

Empresas têm investido em tecnologia de autenticação e prevenção de fraudes e também em educação do consumidor sobre a proteção de dados para evitar golpes. O fraudômetro da Serasa Experian estima que em 2023 houve mais de 6,9 milhões de tentativas de fraude de identidade até agora.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Brasil

Moraes mantém limite de 1 hora para visitas de parlamentares a Filipe Martins

Além da ampliação da visita de Nikolas Ferreira, a defesa também queria que o mesmo tempo fosse concedido a todos os parlamentares.

há 2 minutos

Caso Evilázio

Novo vídeo mostra momento exato em que comerciante Evilázio reage a assalto a mercadinho em Manaus

Segundo a polícia, criminosos que invadiram o estabelecimento em busca de R$ 120 mil.

há 27 minutos

Brasil

STF rejeita tentativa de afastar Nunes Marques de ação da CPI do Banco Master

Na decisão, Edson Fachin destacou que a arguição de suspeição foi apresentada fora do prazo legal.

há 28 minutos

Polícia

Caso Evilázio: Polícia prende mais um envolvido no latrocínio de comerciante em Manaus

Investigado admitiu participação no crime que vitimou o comerciante Evilazio Alves.

há 29 minutos

Brasil

Justiça encerra ação de goleiro Bruno contra a Meta após prisão do ex-atleta

Decisão foi baseada em regras dos Juizados Especiais que exigem a presença das partes em audiências; mérito da ação não foi julgado.

há 1 hora