A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Educação

Amazonas tem mais de 46 mil vagas para novos alunos da educação de jovens e adultos em 2023

Os novatos poderão realizar a matrícula on-line a partir desta sexta-feira (20/01).

Por Hugo Guimarães

20/01/2023 às 09:54

Redação AM POST

PUBLICIDADE

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, ofertará este ano 46 mil vagas para Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade disponibilizada em 190 escolas, da capital e do interior. As matrículas para a EJA iniciam nesta sexta-feira (20/01) e poderão ser realizadas até a próxima segunda-feira (23/01), por meio do site oficial de matrículas, disponível pelo link https://matriculas.am.gov.br/.

A nova EJA, ofertada pela secretaria nas escolas estaduais do Amazonas, tem por objetivo oportunizar o acesso à educação a pessoas que se distanciaram da escola antes de finalizarem os estudos na Educação Básica, que compreende os ensinos Fundamental e Médio.

A EJA está disponível em 65 escolas de Manaus e em 129 escolas nos 60 municípios do Estado. Para se matricular na modalidade da EJA, é preciso que a pessoa interessada tenha a partir de 15 anos, para o Ensino Fundamental, e a partir de 18 anos para o Ensino Médio.

Com o objetivo de tornar a modalidade mais atrativa, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto reformulou a EJA. A mudança ocorreu no tempo de duração do ano letivo, que antes durava um ano, e agora é de seis meses.

De acordo com a diretora do Departamento de Programas e Projetos Educacionais (Deppe), da secretaria de educação, Adriana Antonaccio, o tempo reduzido proporcionou a aceleração do processo de formação.

PUBLICIDADE

“A EJA é uma grande oportunidade para os estudantes conseguirem a tão sonhada formação em um tempo mais curto. Nós temos muitas escolas com vagas disponíveis para EJA. Na capital, são mais de 21 mil vagas e no interior 25 mil”, destacou Adriana.

Matrícula

Após a reserva da vaga no site, o estudante precisa se dirigir até a unidade de ensino escolhida e confirmar presencialmente a matrícula, portando os documentos necessários, como: diploma, certificado ou declaração da última modalidade que cursou, transferência, comprovante de residência, RG e Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Manaus

Vídeos mostram lustres balançando e prédios sendo evacuados durante tremor de terra sentido em Manaus

Imagens compartilhadas nas redes sociais registram o momento em que moradores percebem o abalo.

há 14 minutos

Amazonas

Prefeitura de Manaquiri é notificada pelo MP-AM por falta de transparência em pregões presenciais

Inquérito Civil vai apurar se município adotou medidas adequadas de publicidade, competitividade e divulgação dos processos licitatórios.

há 17 minutos

Esporte

Neymar volta à Seleção após 981 dias e estreia na Copa do Mundo de 2026 contra a Escócia

Atacante entrou no lugar de Matheus Cunha durante o segundo tempo e voltou a defender o Brasil após quase três anos afastado por lesões.

há 19 minutos

Esporte

Matheus Cunha marca o terceiro gol e Brasil encaminha classificação na Copa do Mundo

Centroavante aproveitou boa oportunidade no segundo tempo para marcar o terceiro gol da Seleção Brasileira diante da Escócia e encaminhar a classificação ao mata-mata.

há 30 minutos

Manaus

Tremor de terra assusta moradores e leva à evacuação de prédios em Manaus

Abalo sísmico ocorrido próximo à costa da Venezuela foi percebido em edifícios de Manaus, mas autoridades não registraram vítimas nem danos estruturais.

há 34 minutos