A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Educação

Cortes de energia e redução das mensalidades de escolas e faculdades voltam a ser temas de debate na Aleam

Álvaro Campelo acrescentou que sindicato do setor precisa apresentar uma contrapartida, porque muitos pais estão desempregados ou tiveram redução drástica nos seus ganhos salariais.

Por Hugo Guimarães

03/02/2021 às 18:00

Redação AM POST

PUBLICIDADE

Após anunciar ação na justiça na última semana para fazer valer a Lei Estadual 5.145/2020, que proíbe o corte dos serviços de água e energia elétrica por falta de pagamento, durante a pandemia no Amazonas, o deputado estadual, Álvaro Campelo (Progressistas), voltou a denunciar a empresa Amazonas Energia, na manhã desta quarta-feira (03), durante Sessão Plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Segundo o parlamentar, que exibiu um vídeo, em que um homem mostra funcionários da empresa efetuando o corte de energia na casa de sua mãe, mesmo com a fatura paga, diversas outras denúncias têm chegado ao seu gabinete. “A Amazonas Energia precisa respeitar os seus milhares de consumidores que não podem ser prejudicados, porque estão amparados legalmente. Se alguém vier a enfrentar essa situação, deve acionar a Delegacia do Consumidor de imediato”, afirmou.

Mensalidades de instituições de ensino privado

O parlamentar falou, ainda, sobre a necessidade da redução dos valores das mensalidades das instituições de ensino privado, durante a pandemia.

PUBLICIDADE

“Infelizmente os estados da Bahia, Maranhão e Ceará ingressaram com ações na justiça, pedindo a redução no valor das mensalidades, mas o Supremo Tribunal Federal (STF) já decidiu que, por ser assunto da esfera federal, leis estaduais são consideradas inconstitucionais. Então, nesse momento, já que não há instrumentos legais para que esse impasse seja resolvido, apelo para o bom senso dos proprietários de estabelecimentos particulares de ensino”, ressaltou.

O deputado, que propôs uma Audiência Pública para tratar do tema, ponderou não ser justo que os pais continuem a pagar o mesmo valor, já que as aulas serão 100% online, diminuindo de maneira significativa as despesas das escolas e faculdades com energia elétrica, água, material de limpeza e material de expediente. Álvaro Campelo acrescentou que sindicato do setor precisa apresentar uma contrapartida, porque muitos pais estão desempregados ou tiveram redução drástica nos seus ganhos salariais.

*Com informação da Assessoria de Imprensa

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Enem 2026

Inscrições para o Enem 2026 terminam nesta sexta-feira; candidatos devem concluir cadastro online

Prazo também vale para pedidos de atendimento especializado e uso do nome social; provas serão aplicadas em novembro.

há 22 minutos

Brasil

Justiça converte pena de jornalista em prisão por dívida relacionada a condenação contra Carla Zambelli

Defesa afirma que jornalista não tinha condições financeiras para quitar a dívida e havia solicitado parcelamento dos valores estabelecidos pela Justiça.

há 8 horas

Política

Maria do Carmo registra baixa adesão de eleitores no interior do AM após evento esvaziado em Manaus

Pré-candidata do PL cumpriu agenda política ao lado de vereadores aliados.

há 8 horas

Brasil

André Mendonça manda retirar tornozeleira de irmão de Ciro Nogueira

Decisão do ministro do STF considerou que não há indícios de fuga ou de tentativa de interferência nas investigações relacionadas ao caso Banco Master.

há 8 horas

Eleições 2026

Augusto Cury explica por que escolheu Manaus para lançar pré-candidatura à Presidência da República

Studio 5 lotou durante ato político que marcou entrada do escritor na disputa presidencial de 2026.

há 9 horas