Educação

Educação


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Enem 2023: Candidatos com local de prova a mais de 30 km da residência poderão pedir reaplicação

O Inep informou que cerca de 50 mil pessoas estão nesta situação.

30/10/2023 às 19:48

Foto: Shutterstock

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) anunciou nesta segunda-feira, 30, que os estudantes que foram designados para locais de prova a mais de 30 quilômetros de suas casas terão a opção de solicitar a reaplicação do exame. O Inep informou que cerca de 50 mil pessoas estão nesta situação.

PUBLICIDADE

Em nota divulgada nesta segunda-feira, o Inep afirmou que os estudantes que estiverem com esse problema poderão fazer a prova nos dias 12 e 13 de dezembro. Os requerimentos para a reaplicação deverão ser feitos através da página do participante entre os dias 13 e 17 de novembro. O Inep irá analisar todas as solicitações recebidas.

Nas últimas semanas, candidatos relataram problema na alocação para fazer o Enem. Há relatos, por exemplo, de estudantes que moram na região da Vila Mariana, zona sul de São Paulo, e terão de fazer a prova em Taboão da Serra, município da região metropolitana.

Após receber diversas reclamações, o Inep decidiu oferecer uma nova data para que esses estudantes realizarem o exame. No entanto, o órgão ressaltou que apenas cerca de 1% dos candidatos foram afetados por esse problema e que grande parte deles está em grandes cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

“A metodologia do Enem permite a comparabilidade das notas e a igualdade de condições entre os participantes”, explicou o Inep ao fixar uma data alternativa.

Cerca de 3,9 milhões de pessoas estão inscritas no Enem, que ocorre nos dias 5 e 12 de novembro. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. No primeiro dia, os candidatos realizam as provas de linguagens, ciências humanas e redação até 19h. No outro domingo, os participantes fazer as avaliações de matemática e ciências da natureza até 18h30.

Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Manaus

Vídeo mostra momento de acidente que matou motociclista de 19 anos na Zona Leste de Manaus

Câmeras de segurança registraram a colisão entre a motocicleta e um carro. Guilherme Reis morreu ainda no local.

há 26 minutos

Manaus

IPTU 2026: quinta parcela vence nesta terça-feira em Manaus; veja como emitir o boleto

Contribuintes que mantiverem o imposto em dia continuam aptos a participar dos sorteios do IPTU Premiado, que distribui prêmios de até R$ 40 mil.

há 1 hora

Amazonas

Sintracomec rejeita proposta do Sinduscon-AM e encerra negociação salarial

Sintracomec acusa proposta patronal de retirar direitos dos trabalhadores.

há 1 hora

Manaus

Abrasel-AM manifesta apoio ao Bar do Armando e defende diálogo para preservar espaço histórico em Manaus

Entidade afirma que o estabelecimento é um patrimônio da memória coletiva do Amazonas e pede soluções legais.

há 1 hora

Amazonas

Caçamba da Prefeitura de Itapiranga invade casa e deixa mulher ferida no interior do Amazonas

Veículo desceu de ré e atingiu uma residência no bairro Gilberto Mestrinho.

há 2 horas