A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Educação

Estado promove 697 educadores por formação acadêmica

Secretário afirmou que medida está dentro das regras de regime fiscal e sinalizou que novos enquadramentos ocorrerão.

Por Hugo Guimarães

11/10/2018 às 09:36

Após promover, em junho, 12.820 educadores pela qualificação acadêmica (com mestrado, doutorado e pós-doutorado), o Estado do Rio publicou, ontem, o enquadramento por formação de outros 697 profissionais. Esses servidores estavam aguardando as promoções há cerca de cinco anos. “São demandas antigas e, com mais essas, estamos quase zerando os pedidos”, afirmou o secretário de Educação, Wagner Victer.

PUBLICIDADE

Segundo o secretário, ficarão algumas solicitações de enquadramento remanescentes. A expectativa é de que todas sejam concedidas em breve, e, depois, as promoções passarão a ser automáticas — garantiu Victer.

As medidas que a Secretaria de Educação vêm tomando ao longo desse ano, como a contratação de professores e promoções, não implicaram no Regime de Recuperação Fiscal (RRF) do Rio. O acordo, assinado entre governo estadual e a União em setembro de 2017, prevê congelamento de despesas com o serviço público.

Victer, porém, ressaltou que as medidas têm aval jurídico e não ferem o regime fiscal, pois o impacto financeiro é absorvido pela pasta. “Estamos fazendo mais esse enquadramento sem prejudicar a recuperação fiscal. Os efeitos financeiros estão sendo absorvidos com a melhor gestão de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) da secretaria”, declarou.

Pela publicação que saiu no DO de ontem, tiveram o enquadramento 510 docentes I (especialista em uma determinada matéria, por exemplo, Matemática) de 16 horas; 157 docentes I (de 30 horas); 3 docentes I (40 horas); 14 docentes II (normalistas) de 22 horas; 11 docentes II (40 horas) e 2 inspetores escolares (25 horas).

Em junho, quando o estado oficializou as promoções de 12.820 educadores, desse total, 2.100 profissionais eram docentes 2 e 10.720 tinham cargo de docentes I.

Fonte: O DIA

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Pará

Vídeo mostra prefeito de Tucuruí ameaçando cortar saúde e educação de aldeia durante protesto indígena

Declaração foi feita durante negociação para liberar a BR-422, bloqueada por indígenas da etnia Assurini em reivindicação ligada ao DNIT.

há 26 minutos

Famosos

Marrone da dupla com Bruno surpreende ao dizer em show que é meio gay: “Todo mundo gosta um pouquinho”

Declaração bem-humorada do cantor sertanejo viralizou nas redes sociais.

há 57 minutos

Amazonas

Lula confirma que não vai ao Festival de Parintins 2026 e envia mensagem aos torcedores de Caprichoso e Garantido

Presidente gravou um vídeo para o povo amazonense, elogiou o Festival Folclórico de Parintins e afirmou que seu “coração estará” na festa.

há 1 hora

Manaus

Prefeito Renato Junior anuncia ajuda humanitária à Venezuela e relembra apoio durante a crise do oxigênio na pandemia em Manaus 

Prefeito Renato Junior mobiliza força-tarefa com alimentos, água, medicamentos e colchões para atender vítimas da tragédia.

há 1 hora

Mundo

Bebê recém-nascido é encontrado vivo após ficar 32 horas sob escombros de terremoto na Venezuela

Recém-nascido foi resgatado junto com a mãe em La Guaira, um dos estados mais atingidos pelos terremotos que deixaram centenas de mortos e milhares de feridos.

há 2 horas