A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Educação

Estudantes amazonenses representarão o Brasil em torneio internacional de Matemática, na Rússia

A comitiva de alunos é de Parintins, do Centro de Educação de Tempo Integral/Ceti Deputado Gláucio Gonçalves.

Por Natan AMPOST

01/07/2016 às 16:54

Na próxima semana, entre os dias 4 e 11 de julho, uma comitiva de estudantes do Centro de Educação de Tempo Integral/Ceti Deputado Gláucio Gonçalves, localizado no município de Parintins (distante 369 quilômetro de Manaus) representará o Brasil no 8º Torneio Internacional de Jovens Matemáticos (8th International Tournament of Young Mathematicians-ITYM) que será realizado em São Petersburgo, na Rússia.

PUBLICIDADE

Os estudantes foram habilitados para participar do torneio por conta do desempenho na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras. Nesta competição o Ceti de Parintins destacou-se ao conquistar três medalhas de ouro. Para representar o Brasil no torneio mundial, em São Petersburgo, a escola amazonense disputou a vaga com outras 90 unidades de ensino do país, sendo a instituição destacada.

Na Rússia, o 8º Torneio Internacional de Jovens Matemáticos (ITYM) será realizado na Universidade São Petersburgo. O evento educacional, com a participação de estudantes de todos os continentes, tem o apoio da Ecole Polytechnique(França), da Université Paris Sud (França), da Belarusian State University (Bielorrúsia), da Jacobs University (Alemanha), dentre outras instituições.

Selecionados
Participarão do torneio, em São Petersburgo, os estudantes amazonenses: Jailson Amazonas, Erik Hatchwell, Aline Maia, Hans Lucas Moura, Renan Oliveira, Denyson Reinaldo Xisto, Stephanie Caroline Dias e Rafaela Almeida.

A professora de Matemática do Ceti de Parintins, que deve acompanhar os estudantes, Cristiana Tavares, informou que a experiência será marcante para a formação educacional dos estudantes. “O nível deste torneio é muito avançado e será um aprendizado que marcará a trajetória dos alunos. A interação com estudantes de várias partes do mundo também será um fator de alta relevância para a formação destes jovens”, mencionou a professora.

Torneio Internacional
O Torneio Internacional de Jovens Matemáticos (International Tournament of Young Mathematicians) é uma competição em equipes, direcionada a estudantes do ensino médio.

As questões da competição são publicadas com vários meses de antecedência e não contém nenhuma solução conhecida. Os alunos são responsáveis por resolver 62 questões disponibilizadas, enviando a resposta no prazo determinado pela organização do torneio, no caso, dia 30 de junho. Dentre as 62 questões, seis serão sorteadas durante o torneio e os alunos participantes apresentam seus resultados em rodadas de debate, defendo o seu resultado.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Esporte

Brasil reage após empate e vence Egito em último amistoso antes da Copa do Mundo

Com gols de Bruno Guimarães e Endrick, equipe comandada por Ancelotti venceu os egípcios após sofrer empate ainda no primeiro tempo.

há 23 minutos

Brasil

STM marca julgamento de recurso de Bolsonaro que tenta afastar ministro em processo sobre patente militar

Defesa do ex-presidente questiona imparcialidade de ministro do Superior Tribunal Militar em ação que pode resultar na perda do oficialato.

há 1 hora

Esporte

Brasil empata com Egito em último amistoso antes da Copa do Mundo

Seleção Brasileira saiu na frente com Bruno Guimarães, mas sofreu empate ainda no primeiro tempo em amistoso disputado nos Estados Unidos.

há 2 horas

Manaus

Marcha para Jesus reúne fiéis e altera tráfego em avenidas de Manaus

Evento reuniu milhares de fiéis neste sábado (6), com caminhada da Praça da Saudade até o Sambódromo.

há 2 horas

Brasil

MP diz que júri reconheceu dolo de Monique no caso Henry antes de mudança em quesito

A Promotoria quer que Monique volte a ser julgada por homicídio doloso por omissão.

há 3 horas