A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Educação

Governo do Amazonas inicia transmissão de aulas de reforço gratuitas pela televisão e internet para estudantes da rede pública

“Contraturno Digital” faz parte do programa “Educa+Amazonas”, que está investindo R$ 400 milhões na Educação do estado.

Por Hugo Guimarães

02/08/2021 às 13:15

Redação AM POST

O Governo do Amazonas estreou, nesta segunda-feira (02/08), o “Contraturno Digital”, projeto que irá ofertar aulas de reforço escolar a estudantes dos ensinos Fundamental e Médio das redes públicas, por meio de transmissões pela TV aberta e Internet. A iniciativa contempla o eixo de recuperação da aprendizagem do programa “Educa+Amazonas”, que está investindo R$ 400 milhões na Educação do estado.

PUBLICIDADE

A estreia ocorreu após a programação do “Aula em Casa”, com uma aula inaugural, na qual foram apresentadas, aos alunos e professores dos 5º e 9º anos e 3ª série, as orientações pedagógicas do “Contraturno Digital”.

Para o secretário de Educação, Luis Fabian Barbosa, o projeto é essencial para minimizar os efeitos da pandemia na vida do estudante. “Nós sabemos que, durante a pandemia, houve várias lacunas de conhecimento que surgiram nos alunos, em razão das faltas ou da pouca frequência às aulas. E esse é o momento de nós recuperarmos a aprendizagem dos estudantes, por meio de um programa de reforço escolar sem precedentes no estado do Amazonas”, afirmou.

Assim como ocorre com o “Aula em Casa”, o “Contraturno Digital” será transmitido pelas TVs Encontro das Águas, nos canais 2.3 (5º ano) e 2.4 (9º ano), e Tiradentes, no canal 20.3 (3ª série), de segunda a sexta-feira, às 10h e às 16h30. Além da tevê, os estudantes poderão acompanhá-lo, também, pelo canal do projeto no YouTube, no link https://bit.ly/2VjRsu1, e pelo aplicativo Aula em Casa. No app, as aulas do 5º vão ser exibidas pelos canais do 6º e 7º anos. As primeiras aulas de reforço escolar irão ao ar nesta terça-feira (03/08).

De acordo com a diretora do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), professora Wilmara Monteiro, as aulas do “Contraturno Digital” são diferenciadas.

“É um projeto direto, que vai estar trabalhando descritores e predecessores críticos para que os nossos alunos consigam ter bons resultados nos exames de larga escala. A ideia são aulas curtas, de 15 minutos, com novo formato, bem dinâmico, em que o professor está praticamente conversando com esse estudante”, destacou Wilmara.

Com a iniciativa, alunos do Ensino Fundamental (5º e 9º ano) terão reforço de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências. Já os estudantes da 3ª série do Ensino Médio irão assistir a aulas de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, Química, História e Geografia.

PUBLICIDADE

Materiais de apoio – Junto às videoaulas, o “Contraturno Digital” oferecerá alguns materiais de apoio aos alunos e professores. Para os estudantes, serão disponibilizados cadernos digitais de exercícios, que contarão com extensa lista de atividades, com foco nos conteúdos trabalhados, e orientações didáticas para o que o aluno consiga compreender melhor as questões dispostas.

O material terá ainda links interativos que levarão o estudante a novas páginas, jogos on-line, recursos em 3D e outros objetos digitais.

“Espero que os alunos aproveitem bastante o material didático que foi produzido. O material digital tem links interessantes, tem um material muito rico lá para reforçar ainda mais o conteúdo que vai ser trabalhado em tela e que todos possam aproveitar bastante o conteúdo do ‘Contraturno Digital’, que começa amanhã”, reforçou o professor de História, Heberson Cardoso.

O caderno digital poderá ser baixado na plataforma Saber+, por meio do link www.sabermais.am.gov.br. No caso dos alunos que não têm acesso à Internet, o material será disponibilizado às escolas.

Já os professores da rede estadual receberão, via e-mail institucional, um caderno de orientação, no qual constarão propostas de atividades, leituras de textos, orientações didáticas e gabaritos comentados.

Ampliação – Em 2022, o “Contraturno Digital” será ampliado e passará a atender também alunos dos 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª série do Ensino Médio.

* Com informações da assessoria de imprensa

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Brasil

Justiça converte pena de jornalista em prisão por dívida relacionada a condenação contra Carla Zambelli

Defesa afirma que jornalista não tinha condições financeiras para quitar a dívida e havia solicitado parcelamento dos valores estabelecidos pela Justiça.

há 40 minutos

Política

Maria do Carmo registra baixa adesão eleitores no interior do AM após evento esvaziado em Manaus

Pré-candidata do PL cumpriu agenda política ao lado de vereadores aliados.

há 41 minutos

Brasil

André Mendonça manda retirar tornozeleira de irmão de Ciro Nogueira

Decisão do ministro do STF considerou que não há indícios de fuga ou de tentativa de interferência nas investigações relacionadas ao caso Banco Master.

há 54 minutos

Eleições 2026

Augusto Cury explica por que escolheu Manaus para lançar pré-candidatura à Presidência da República

Studio 5 lotou durante ato político que marcou entrada do escritor na disputa presidencial de 2026.

há 1 hora

Brasil

Homem que tentou estuprar nutricionista implora a juiz para não ficar preso: “voto de confiança”

Vítima conseguiu escapar após cerca de 30 minutos de luta corporal; investigado possui histórico criminal e teve prisão preventiva decretada.

há 1 hora