A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Educação

Inscrições para o Sisu terminam amanhã

Resultado final do exame deverá ser divulgado no dia 30 de janeiro.

24/01/2024 às 10:40

MEC

Foto: Reprodução

Os estudantes que desejam concorrer às vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até as 23h59 desta quinta-feira (25) para realizar suas inscrições. Desde terça-feira (23), o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou a consulta da classificação por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, informando a nota de corte parcial por escolha de curso.

PUBLICIDADE

Os candidatos, exceto os treineiros, que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não zeraram a prova de redação podem se inscrever no Sisu, optando por concorrer a vagas em até dois cursos. A classificação é automática, baseada na média da nota do Enem, considerando as vagas disponibilizadas por universidades e institutos federais.

Durante esse período de inscrições, os candidatos têm a possibilidade de alterar suas opções de curso, e a nota de corte varia de acordo com as classificações. A nota de corte representa a pontuação do último classificado no total de vagas oferecidas para cada curso, e essa pontuação pode mudar conforme novas inscrições são realizadas.

A classificação também segue as políticas de reserva de vagas, conforme a nova Lei de Cotas e as ações afirmativas adotadas pelas instituições de ensino, beneficiando candidatos elegíveis que não obtiveram classificação nas vagas de ampla concorrência.

Até o momento, mais de 1 milhão de pessoas já se inscreveram, ocupando mais de 2 milhões de classificações. Neste ano, o Sisu conta com a participação de 2.2 milhões de estudantes, ofertando 264.181 vagas em 6.827 cursos de graduação em 127 instituições públicas de ensino superior em todo o país.

O resultado final do Sisu será divulgado em 30 de janeiro, contemplando vagas para cursos com início previsto para o primeiro e o segundo semestre de 2024. Nessa data, também se inicia o período de manifestação de interesse pela lista de espera, destinado a candidatos não classificados, até 7 de fevereiro. As vagas remanescentes poderão ser preenchidas ao longo do ano.

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Esporte

CazéTV pode perder direitos da Copa de 2030 após questionamentos da Fifa

Entidade avalia possível conflito de interesses envolvendo a estrutura societária da LiveMode, empresa ligada à operação da CazéTV

há 1 minuto

Educação

UEA alerta que empresas que ignorarem a Inteligência Artificial podem perder competitividade

Escola de Tecnologia destaca que uso estratégico da IA já é decisivo para produtividade, inovação e crescimento dos negócios

há 7 minutos

Aprovados no Concurso

David Reis comenta futuro dos aprovados no concurso da Câmara de Manaus

Presidente da Câmara afirmou que convocação ocorrerá em dezembro para aprovados sem pendências judiciais; tema foi levantado pelo vereador Rodrigo Guedes

há 42 minutos

Polícia

Vídeo mostra momento em que trabalhador é morto a facadas dentro de condomínio em Manaus; assista

Imagens também registram tentativa de intervenção de moradora antes do pedido de socorro.

há 57 minutos

Esporte

Amazonense Gigi Canuto se aproxima do UFC e desponta entre as promessas do MMA feminino

Lutadora de Manaus ganhou projeção internacional após participação no The Ultimate Fighter e segue em busca de uma vaga na principal organização de MMA do mundo

há 1 hora