A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Educação

Ao Vivo

Mais de 5 milhões de candidatos fazem provas do Enem neste domingo

Para fazer o exame, é obrigatório apresentar um documento oficial de identificação, original e com foto. A lista dos documentos aceitos no Enem está disponível na internet.

Por Hugo Guimarães

03/11/2019 às 08:13 - Atualizado em 04/11/2019 às 17:18

Agência Brasil

PUBLICIDADE

Cerca de 5,1 milhões de estudantes em todo o país farão hoje (3) o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O exame será aplicado em 1.727 municípios, em 10.133 locais. Os candidatos farão neste domingo as provas de linguagens, ciências humanas e redação.

Os portões serão abertos às 12h e fecharão às 13h, no horário de Brasília. A prova começará a ser aplicada às 13h30. O término será às 19h. O Ministério da Educação (MEC) divulgou a lista dos horários locais do Enem, de acordo com os diferentes fuso-horários brasileiros.

O local de prova de cada candidato está disponível no no Cartão de Confirmação da Inscrição, que pode ser acessado na Página do Participante e pelo aplicativo do Enem, que pode ser baixado nas plataformas Apple Store e Google Play.

Para fazer o exame, é obrigatório apresentar um documento oficial de identificação, original e com foto. A lista dos documentos aceitos no Enem está disponível na internet. Além disso, é preciso ter uma caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. Se a prova for respondida com qualquer caneta que não atenda a essas especificações, o candidato será eliminado.

Aqueles que precisam comprovar que fizeram a prova para justificar falta no trabalho, por exemplo, devem imprimir e levar a Declaração de Comparecimento para ser entregue ao aplicador na sala do exame. Esse documento é personalizado e está disponível também na Página do Participante. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não fornecerá comprovantes após as provas. Além disso, é aconselhável imprimir e levar o Cartão de Confirmação da Inscrição.

PUBLICIDADE

Neste ano, há uma novidade, o celular ou outro equipamento eletrônico que tocar ou emitir algum som durante a prova, mesmo estando dentro dentro do envelope lacrado, levará à eliminação do candidato. A recomendação é que as baterias dos celulares sejam retiradas, pois alguns aparelhos tocam o alarme mesmo estando desligados.

Já dentro da sala, cada participante receberá a prova e deverá conferir os dados no cartão de resposta e na folha da redação. A dica é destacar, com muito cuidado, o cartão-resposta e a folha de rascunho do caderno de questões. Eles não poderão ser substituídos se forem danificados.

O Enem continua no próximo domingo (10), quando os estudantes farão as provas de ciências da natureza e matemática.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Brasil

Idosa morre após ambulância bater em poste; outras três pessoas ficaram feridas

Paciente de 82 anos sofreu uma parada cardiorrespiratória após a colisão; outras três pessoas ficaram feridas no acidente.

há 25 minutos

Enem 2026

Enem 2026 amplia atendimento especializado e passa a incluir candidatos com ansiedade, TOC, TDAH e fibromialgia

Novas regras permitem suporte adicional durante a aplicação das provas para participantes com transtornos mentais e outras condições de saúde.

há 32 minutos

Política

STF derruba exigência de idade mínima para aposentadoria especial por insalubridade

Decisão da Corte beneficia trabalhadores expostos a agentes nocivos e restabelece critério baseado apenas no tempo de atividade especial.

há 55 minutos

Polícia

Homem é preso após ser flagrado com menina de 12 anos em motel de Manaus

Denúncia anônima levou a polícia até o local durante a madrugada desta sexta-feira.

há 55 minutos

CASO EVILÁZIO

Caso Evilázio: suspeito de atirar na cabeça de comerciante durante assalto em Manaus pede perdão à família da vítima

Luiz Fernando, de 21 anos, confessou participação no crime e fez declaração emocionada na saída da DEHS durante exame de corpo de delito..

há 1 hora