A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Educação

Mais de 700 alunos da rede pública do Amazonas são aprovados no PSC 2024 da Ufam

O número, que ainda segue em atualização, representa um aumento de 30% em relação às aprovações de 2023

Por Hugo Guimarães

26/01/2024 às 16:26

FOTOS: Arquivo Pessoal e Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

O Processo Seletivo Contínuo (PSC) 2024 da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) celebrou a vitória de centenas de estudantes da rede estadual de ensino ao ingressarem no Ensino Superior. Até o momento, as escolas estaduais já contabilizam 727 estudantes aprovados, tanto na capital quanto no interior, um aumento de 30% em relação aos resultados de 2023, quando foram registradas 559 aprovações. Este número ainda está sendo atualizado.

O PSC ocorre durante os três anos do Ensino Médio e corresponde a metade das vagas dos cursos de graduação oferecidos pela Ufam. Ao final do terceiro ano, os estudantes decidem em qual curso irão concorrer. José Augusto Cordeiro, coordenador da Coordenadoria Distrital de Educação 6 (CDE 6), destaca a importância do vestibular para os alunos.

PUBLICIDADE

“Temos a grande responsabilidade de informar essas informações aos alunos, pois, em muitos casos, a família não sabe como funciona o processo do vestibular seriado. O próprio aluno, ao ingressar no Ensino Médio, também não sabe. Buscamos criar, dentro das nossas escolas, ações que possam garantir o sucesso nessa prova que pode mudar vidas”, ressaltou o coordenador.

Ana Beatriz Begatti, de 17 anos, concluiu o ensino na Escola Estadual (EE) Homero de Miranda Leão em 2023 e foi aprovada em primeiro lugar para o curso de Química. Na sua escola, houve um cuidado intenso com o vestibular, desde mutirões para inscrições até simulados regulares, projetos de redação e aulas extras de Língua Portuguesa e Matemática.

“Consegui o primeiro lugar. É uma sensação maravilhosa, ainda estou desfrutando. Minha escola sempre nos incentivou muito, desde a primeira etapa do PSC. Desejo isso para outros vestibulandos. Confiem em si mesmos e deem o seu melhor”, disse Ana Beatriz.

Interior

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar também destaca os resultados significativos nos municípios do Amazonas. Até agora, os alunos do interior do estado foram responsáveis por 238 aprovações. Esses números ainda podem aumentar com o envio de informações pelas escolas.

Além das aprovações no PSC, a rede estadual também contribuiu com 22 aprovações no Processo Seletivo Interior (PSI), que garante acesso à universidade pública em municípios do interior do Amazonas.

PUBLICIDADE

Jossiara Pedrosa, de 17 anos, concluiu o ensino em 2023 no Centro Educacional Governador Gilberto Mestrinho, em Tefé (a 523 quilômetros de Manaus), e foi aprovada para Medicina. Jossiara conta que não esperava pela aprovação.

“Eu tive uma decepção em outro vestibular e cheguei a duvidar de outras oportunidades que tentei. Quando vi que alcancei meu objetivo, não acreditei. Decidi cursar Medicina após a pandemia da Covid-19. Tudo isso me chocou muito, e escolhi cuidar dos outros. Vou seguir meu sonho”, compartilhou Jossiara, que estudará no campus da Ufam em Coari (a 363 quilômetros de Manaus).

Matrícula

Na última quarta-feira (24/01), a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) da Ufam anunciou, por meio do setor de Coordenação de Matrícula, que o lançamento do Edital de Matrícula (Chamada Regular) do PSC está previsto para o dia 5 de fevereiro de 2024. Os editais de matrícula do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do PSI também serão divulgados no mesmo dia.

Para os estudantes que desejam adiantar a organização dos documentos necessários para a matrícula, a lista completa de documentos disponibilizada pela Proeg em 2023 pode ser visualizada no seguinte endereço eletrônico: https://bit.ly/ChamadaRegular.

Nesta edição, foram disponibilizadas 2.381 vagas em cursos superiores oferecidos tanto na capital quanto em unidades do interior do Amazonas.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Esporte

CazéTV pode perder direitos da Copa de 2030 após questionamentos da Fifa

Entidade avalia possível conflito de interesses envolvendo a estrutura societária da LiveMode, empresa ligada à operação da CazéTV

há 5 minutos

Educação

UEA alerta que empresas que ignorarem a Inteligência Artificial podem perder competitividade

Escola de Tecnologia destaca que uso estratégico da IA já é decisivo para produtividade, inovação e crescimento dos negócios

há 11 minutos

Aprovados no Concurso

David Reis comenta futuro dos aprovados no concurso da Câmara de Manaus

Presidente da Câmara afirmou que convocação ocorrerá em dezembro para aprovados sem pendências judiciais; tema foi levantado pelo vereador Rodrigo Guedes

há 46 minutos

Polícia

Vídeo mostra momento em que trabalhador é morto a facadas dentro de condomínio em Manaus; assista

Imagens também registram tentativa de intervenção de moradora antes do pedido de socorro.

há 1 hora

Esporte

Amazonense Gigi Canuto se aproxima do UFC e desponta entre as promessas do MMA feminino

Lutadora de Manaus ganhou projeção internacional após participação no The Ultimate Fighter e segue em busca de uma vaga na principal organização de MMA do mundo

há 1 hora