A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Educação

Manaus recebe a 5ª edição da ‘Semana do Quadrinho Nacional’

O objetivo da ação é fomentar a leitura no público jovem com faixa etária de 14 a 25 anos.

Por Hugo Guimarães

19/01/2023 às 09:31

Redação AM POST

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), recebe mais uma edição da “Semana do Quadrinho Nacional”, que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de janeiro, e 4 e 5 de fevereiro, na Biblioteca Pública do Amazonas, localizada na área central da cidade.

PUBLICIDADE

“Estamos na expectativa para esse grande movimento que incentiva a leitura dos nossos jovens, por outro lado, também enaltecemos nossos artistas que têm o dom de ensinar por meio de obras literárias”, disse o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira.

O objetivo da ação é fomentar a leitura no público jovem com faixa etária de 14 a 25 anos, bem como abrir espaço para artistas locais e trazer profissionais do mercado editorial brasileiro para Manaus. Para o coordenador do evento, Evaldo Vasconcelos, a Semana do Quadrinho Nacional trabalha a transversalidade da cultura literária para a nova geração.

“Existe no Brasil um circuito de eventos de quadrinhos, a maioria feitos por prefeituras. Os maiores são o Festival de Quadrinhos de Belo Horizonte e a Bienal de Quadrinhos de Curitiba, e são nesses eventos que artistas do Brasil inteiro vão para fazer networking, apresentar trabalho para editoras, fechar contratos. Então trabalhamos o incentivo tanto do leitor quanto do artista”, completou.

O evento celebra artistas brasileiros, obras e é realizado desde 2019 em comemoração ao Dia do Quadrinho Nacional, celebrado em 30 de janeiro. Entre os lançamentos anunciados para o evento está a HQ Death Hunt, obra inédita do roteirista Stan Lee, lançada pela Social Comics, o maior aplicativo de leitura de quadrinhos digitais via streaming disponível para Web, iOS e Android.

PUBLICIDADE

Outro destaque do evento é o Artists’ Alley, uma feira de quadrinhos autorais que, este ano, receberá artistas do Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e uma comitiva de artistas de Roraima.

A Semana do Quadrinho Nacional de Manaus terá, a partir deste ano, uma parceria com a Feira Roraimense de Quadrinhos. A colaboração entre os dois eventos visa dividir custos e permitir que alguns dos artistas convidados do Amazonas possam, também, participar em Roraima.

Entre os palestrantes, um dos destaques é a quadrinista colombiana Sindy Infante que ministrará a palestra: “Cozinhando Elefantes, Processo criativo da HQ”. A autora é mestre em Ilustração de Livros Infantis pela Cambridge School of Art, Inglaterra. Autora da história em quadrinhos Elefantes en el cuarto e coautora da HQ Recetario de sabores lejanos. Já ministrou palestras e workshops sobre ilustração, desenho e narrativa gráfica em Feiras do Livro e Festivais em diferentes países como Chile, México, Noruega e Panamá.

A seleção dos artistas convidados sempre teve a preocupação de ser mais que uma vitrine para os artistas nacionais, mas também proporcionar troca de informações com convidados que tragam conhecimento para os artistas locais e deem visibilidade no mercado editorial brasileiro para o que é produzido no Amazonas.

Mantendo essa proposta, o evento trará este ano, além de artistas de quadrinhos, também dois editores do mercado nacional para participarem de bate-papos e avaliações de portfólio com artistas do evento. Outra novidade deste ano será a realização da primeira edição do Concurso Joaquim Melo, uma seleção para artistas da região Norte.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Polícia

Amazonas registra mais de 2 mil casos de estelionato em quatro meses; golpes virtuais lideram ocorrências

Dados da SSP-AM apontam média de 17 registros por dia; fraudes envolvendo Pix, aplicativos de mensagens e falsas centrais bancárias estão entre as mais recorrentes.

há 48 segundos

Eleições 2026

David Almeida acredita que será eleito governador do Amazonas por conta de sua atuação como prefeito de Manaus

Nos bastidores, críticos do prefeito afirmam que ele não será eleito justamente por causa de sua passagem pela Prefeitura de Manaus.

há 3 minutos

Brasil

Juíza concede perdão judicial a Monique Medeiros e cita pressão social sobre mães no caso Henry Borel

Magistrada afirmou que mãe de Henry já sofreu punições além da esfera judicial e destacou julgamentos ligados a questões de gênero

há 16 minutos

Amazonas

Alunos interpretam toada do Garantido em Libras e vídeo emociona internautas em Manaus

Iniciativa desenvolvida em escola estadual une inclusão, educação e a paixão pelo Festival de Parintins, conquistando repercussão nas redes sociais.

há 33 minutos

Brasil

Entenda o caso da mulher de 37 anos que fingiu ser adolescente e enganou famílias em vários estados do Brasil

Mulher viveu por 14 meses como filha adotiva em Joinville e é investigada por estelionato e falsa identidade.

há 46 minutos